O trânsito ficou intenso na avenida Luiz Tarquínio Pontes, Lauro de Freitas, durante toda a manhã, no primeiro dia de retorno à mão dupla, principalmente no trecho da entrada principal de Vilas do Atlântico até a rua Priscila Dutra. Os semáforos estão em alerta e em breve deverão ser retirados, conforme decisão da população em audiências públicas. Agentes de trânsito, orientadores de tráfego, fiscais de transportes e guardas municipais estão atuando nas principais artérias da região para orientar os transeuntes.
A prefeita Moema Gramacho e o secretário de Trânsito e Transporte Abraão Reis percorreram a avenida pela manhã avaliando a necessidade de outras intervenções. "Faixas de pedestres serão pintadas em todos os acessos da rotatória na entrada de Vilas, para sinalizar redução de velocidade em respeito aos pedestres; e duas setas serão colocadas para orientar o acesso em mão dupla na Priscila Dutra para evitar confusão: o trânsito tem que fluir para todos", observou Moema.
Abraão Reis afirmou que as intervenções no tráfego da Avenida Brigadeiro Alberto Costa Matos, que passou para mão única, e na rua Leonardo R da Silva, que voltou a ser mão dupla, ainda estão sendo avaliadas. "Mudança é hábito, todos se acostumarão", ressaltou Abraão. Morador de um condomínio localizado na Luiz Tarquínio, Fernando Ribeiro lamenta a volta a mão dupla. "Infelizmente não estive nas audiências públicas (que votou pelo retorno), mas acho um contrasenso intervir na qualidade de vida dos moradores em detrimento do benefício dos comerciantes. A população deveria refletir sobre as escolhas que faz", enfatizou.
Isbênia Reis Neves, dona da floricultura Rosa Vermelha, em frente a entrada de Vilas, espera que o fluxo de clientes melhore. "Alguns colegas fecharam as portas por causa das vendas que caíram mais de 50%. Minhas expectativas são as melhores com o retorno à mão dupla", alegou. Todas as intervenções foram executadas mediante decisões debatidas em audiências públicas entre prefeitura, empresários e população.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES - As principais mudanças foram feitas na transversal Brigadeiro Alberto Costa Matos (rua da Insinuante), que passará a ter mão única no sentido Estrada do Coco/Luiz Tarquínio. A rua André R. da Fonte, transversal em frente à entrada principal de Vilas do Atlântico, continua como sentido único até a bifurcação onde encontra a Clemerson R da Fonte. A partir daí passa a mão dupla até a Estrada do Coco. A Leonardo da Silva (rua do posto Texaco) sofreu adequações como o alargamento na junção com a Luiz Tarquínio para voltar a ter sentido duplo. Estacionar ao longo do meio fio agora é proibido, e carga e descarga só poderão ser realizadas das 22h às 6h.