vide
Na Rua Beira Rio, Vale do Paraguari, a situação é calamitosa
Foto: Serginho Batista
(Por Serginho Batista)
As ruas de Periperi bairro do subúrbio ferroviário permanecem, cheias de lixos, a ponto dos moradores da Rua Osvaldo da Hora colar fogo no lixo que encontrava de forma equivocada depositada debaixo de um poste na esquina da rua no inicio desta semana.
Segundo moradores o atraso na coleta de lixo pelo caminhão foi o motivo do ato inconseqüente. Na Rua Beira Rio no Vale do Paraguari, o problema é ainda pior com os festejo natalino e falta de fiscalização, e de campanhas educativas, aliada a falta de consciência da comunidade, fez com que o lixo e o entulho tomam se contam da rua estreita do bairro, aponto de atrapalhar o fluxo de carro e de pedestre, já que não existe passeio obrigando os transuntes a disputarem o espaço com o lixo,entulhos e veículos,mesmo com uma caixa coletora a lado.
É possível ve ,telas de computadores, tábuas, papelão, roupas velhas, matos e muito entulhos jogado fora da caixa,no chão e principalmente dentro do canal do rio paraguari, nas fotos tiradas na manhã desta terça feira(27).
Segundo o morador Epfanio, a situação vem piorando a cada dia e nessa época do ano é pior ainda, pois tem sempre alguma coisa pra jogar fora, fazer uma reforma na casa, corta o mato, e principalmente jogar o lixo que ficou das festas de fim de ano.
Por isso adverte é preciso que a coleta seja regularizada, mais fiscalização por parte da Limpurb, campanhas educativas em parceria com associações do bairro, para que o lixo não seja jogado de qualquer forma em lugar não adequado como é o caso do canal do paraguari.
Epfanio desabafa dizendo que vários líder comunitários do bairro distribuíram festa básicas, cartões de natal, panetone, o que é bom,diz o morador mas se esquecem de fazer uma campanha sobre o destino do lixo nesta época.