Salvador

AUTO DO NATAL DE LAURO CHEGA PARA SAUDAR MORADORES DO DONA LINDU

vide
| 24/12/2011 às 11:20
Os pastores do auto do Natal de Lauro de Freitas
Foto: João Raimundo

Os novos moradores do Residencial Dona Lindu, empreendimento do Minha Casa Minha Vida recém-inaugurado em Lauro de Freitas, tiveram surpresa especial na noite desta sexta-feira (23). Crianças da Chácara Thaiti, Itinga, que há um ano cantaram na inauguração das próprias casas, encenaram o Auto de Natal em homenagem aos novos moradores. Vestidos de anjos, Reis Magos e Pastoras, os 60 integrantes, uns com apenas um ano de idade, levaram mais alegria às famílias que, há pouco, realizaram o sonho de ter onde morar. Alguns se debruçavam nas janelas, outros se encostavam às paredes dos prédios acendendo os tímidos olhares. Mães, também curiosas, acompanhavam seus filhos bem de perto do palco.


As inocentes vozes, além de contar a história do nascimento de Jesus, levavam esperanças de vida melhor para os jovens da localidade, que também poderão se cadastrar para participar do projeto. Ana Carolina Batista, de 12 anos, não escondia a alegria de assistir à apresentação das crianças que, assim como ela, já tem o que comemorar. "Fiquei lá na frente assistindo, achei muito bom. Queria que tivesse aqui de novo. Deixaria a gente muito alegre". A sensação de felicidade era dividida com os participantes da peça. "Gostei muito desta peça desde  o início dos ensaios, em agosto. Eu ia todo dia, um após o outro, e nunca perdi uma apresentação" - contou o solista do coral, Diógenes de Andrade, de 11 anos. A grande incentivadora, segundo ele, é sua mãe. "Ela estava doida para me ver falando lá no palco".

Para a maestrina Maura Oliveira, ver a felicidade das crianças foi o seu maior presente de natal. "Quando cheguei lá no Thaiti, às 14h, eles já estavam me esperando, alguns até fardados. Eles se arrumam todo, chegam junto mesmo". De acordo com ela, o projeto vai continuar no próximo ano porque "tem apoio da prefeitura e do povo". Mãe de dois integrantes do Auto de Natal, Eliana Santiago acredita que a iniciativa, além de ser um entretenimento, é educativa e os motiva a serem melhores. "É tudo de bom. A professora dá carinho, atenção. Eles se sentem importantes". A apresentação foi finalizada com Noite Feliz, cantada em conjunto pelo coral Thaiti Mirim e o público emocionado.

Segundo a superintendente municipal de Gestão Participativa, Rosenaide Brito, a decisão de contemplar a localidade foi da prefeita Moema Gramacho, como forma de homenagear os moradores e incentivá-los a participar de outras ações educativas e culturais. "As crianças veem como uma conquista delas, despertando nova forma de olhar a vida. Elas aprendem a enxergar que as coisas são possíveis e dependem delas". A superintendente acredita que a participação na iniciativa fortalece a auto-estima. "O coral ajudou a mudar a vida de muitas destas crianças". O Auto de Natal é uma encenação musical popular e comum no Nordeste, que conta a história do nascimento do Deus Menino.

Além de contratar a maestrina para a realização do projeto, a prefeitura garantiu roupas, sapatos, lanches e transporte. Todas as crianças receberam presentes de Natal, doados por meio da Superintendência de Gestão Participativa. O Auto de Natal também foi apresentado na praça de Portão (quarta-feira) e no Largo do Caranguejo, em Itinga (quinta-feira).    

--