De acordo com o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, o decreto que fixa a data para a participação no Bonfim, assim como na Festa de Iemanjá e na Lavagem de Itapuã, foi publicado pelo órgão no Diário Oficial do Município (DOM), no último dia 16. "Estamos estendendo as inscrições para as outras festas, além do Bonfim, com o intuito de não só melhorar a organização do desfile, mas também preservar as entidades tradicionais, estimular novas manifestações culturais e fortalecer as festas populares de Salvador", explica o dirigente.
As entidades que queiram sair no cortejo de Iemanjá (2 de fevereiro) devem se inscrever entre 5 e 27 de janeiro. Já para a Lavagem de Itapuã (9 de fevereiro), as inscrições serão realizadas entre 12 de janeiro e 3 de fevereiro. No ato das inscrições, o representante de cada grupo deverá apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e documentos da entidade. Para aqueles que utilizarão carros, a inscrição só se dará mediante a entrega da cópia dos documentos: certificado de registro e licenciamento do veículo, RG, CPF e habilitação do condutor. A sonorização dos veículos será permitida até 85 decibéis.
A entidade terá acesso à Avenida Contorno, local de concentração e da partida das entidades participantes da festa, mediante a apresentação do comprovante de inscrição. A Gerência de Festas Populares da Saltur informa ainda que é expressamente proibida a utilização de cordas. A ordem no desfile será de acordo com o momento de chegada dos inscritos, seguindo a tradição, logo após o cortejo oficial às 9 horas, não sendo permitido guardar lugar para veículos previamente inscritos.
A Saltur adverte que as entidades só terão permissão de iniciar o seu desfile até as 15 horas. A partir deste horário entrará a equipe de limpeza da Limpurb e logo após as barreiras serão liberadas. Após o desfile, os carros inscritos não poderão permanecer em nenhum local do circuito, ficando sujeitos a reboque e multa.