vide
No próximo ano (2012) fatos interessantes ocorrerão na Boa Viagem, o tricentenário da igreja fundada em 1712 e consequentemente do bairro, 120 anos da Vila Operária e também da Galiota Gratidão do Povo (1892), embarcação utilizada na procissão marítima do Senhor Bom Jesus dos Navegantes da Boa Viagem para o cais do porto na tarde do dia 31 de dezembro, e de lá para a Boa Viagem na manhã do dia 1º de janeiro.
Essa festa ao mesmo tempo, termina e começa o ciclo de festas da Bahia, o estado mais festivo ou festeiro do Brasil, que com tantos motivos para alegrias, temos notas que não empolgam esse sentimento. A Boa Viagem está tão escura, que quando fizeram a iluminação de Natal no largo de Roma, passaram para o Monte Serrat lamentavelmente sem enxergar a praça Dr. Adriano Gordilho, largo da Boa Viagem, o que entristece seu povo.
Depois, a igreja matriz a muito precisa de reforma urgente para continuar funcionando, não seria surpresa se ao invés de participar de festejos dos 300 anos, o povo tivesse a igreja interditada pelas autoridades, mas esperamos numa boa resposta do governo, sabendo que outros templos foram restaurados pelo IPHAN, a restauração da igreja da Boa Viagem pode ser um presente de aniversário.
A séde da devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, enfrenta sérios problemas no teto, os devotos estão dispostos para agir mas dependem da participação do órgão oficial já comunicado por ser imóvel tombado, o tempo da festa se aproxima e solidários a diretoria da Devoção, esperamos que aconteça alguma ação urgente. Ruas, praças, a praia tão bela e tão maltratada, despertando interesses outros, a igreja matriz, tudo e todos precisamos do olhar dos governantes com urgência. Queremos e esperamos, que nos trezentos anos da Boa Viagem, tenhamos somente bons motivos para comemorar. Com a resposta as autoridades competentes. (Joselito Conceição Bispo Presidente da Congregação Mariana da Boa Viagem)