vide
Grupo "Flor de Mandacaru" e estudante Diná (à direita) encantaram os educadores
Foto: DIV
O Município de Planaltino, no Vale do Jiquiriçá, realizou no último sábado (10), Seminário de Avaliação e Boas Práticas com todos os educadores da rede municipal. O Seminário teve como objetivo avaliar o trabalho realizado pelas equipes gestoras das escolas e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Os educadores apresentaram a síntese da avaliação realizada pela comunidade escolar.
Cada escola reuniu todos os segmentos incluindo representantes do Colegiado Escolar para responder a duas questões: "1. Gostaríamos de contar com a sua colaboração, no sentido de apontar quais os aspectos positivos e aqueles que precisam melhorar no trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe gestora (direção e coordenação) de sua escola"; e, "2. Quanto as ações e o trabalho de atendimento e acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, quais os aspectos positivos e aqueles que precisam melhorar?"
A mesa de abertura do evento, contou com a participação do Prefeito Municipal Zeca Braga, Secretário de Educação Renê Silva, Diretora Administrativa Graça Sudré, Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva, Diretor de Cultura e Esportes Edivaldo Gonçalves, representando os Diretores Naiara Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) Ariosvaldo Porfírio, Presidenta do Conselho do FUNDEB Sonilza Nara e Presidente do Conselho de Alimentação (CAE) Jucélia Bonfim.
O Presidente do CME, Ariosvaldo, fez questão de destacar, que "o município de Planaltino, é um dos raros municípios brasileiros que tem a coragem de realizar um evento de avaliação da gestão educacional, isso mostra o compromisso e a responsabilidade em realizar um trabalho sério".
O Secretário Renê Silva, destacou que "ações como o Seminário de Avaliação, representa na prática o que muitos teóricos defendem sobre gestão democrática, mas que poucos conseguem materializar. Hoje tentam reduzir a discussão em torno da gestão democrática a eleição direta para escolha de diretores, como se isso você a essência. Muito mais que eleições, é preciso efetivar os espaços participativos, pois democracia se faz com participação na elaboração, execução e avaliação dos processos, e não apenas na escolha dos seus representantes. Os princípios de nossa gestão são participação + compromisso = resultados, precisamos prestar contas e apresentar resultados sobre nossas ações".