Reconhecer profissionais que realizam trabalhos na área de Educação, que contribuem para o desenvolvimento deste segmento na cidade de Feira de Santana. Este é um dos principais objetivos da honraria "Educador do Ano Luiz Viana Filho", promovida anualmente pela Academia de Educação de Feira de Santana. Este ano, a grande homenageada foi a professora Lusinete da Silva Boaventura, mais conhecida como Bibi, fundadora de uma das escolas privadas mais tradicionais da cidade: a Escola Castro Alves.
"Levamos em conta a trajetória do candidato no campo da educação, a dedicação, o empenho, o projeto inovador que tenha sido desenvolvido e o resultado que ele tem dado para melhorar a qualidade da educação. Para isso, a gente avalia o currículo do candidato, um memorial com a descrição do projeto que é realizado por ele e o seu conhecimento sobre a realidade. Nesse conjunto, a professora Bibi reunia a maior quantidade de critérios favoráveis a sua indicação: duas graduações, um mestrado e o projeto exitoso da Escola Castro Alves. E venceu por unanimidade.",declarou a presidente da Academia de Educação de Feira de Santana, Anaci Paim.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na noite desta quinta-feira (08), no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, da Fundação Senhor dos Passos. "Estou muito feliz e lisonjeada de receber uma honraria de uma instituição tão conceituada como a Academia. Só de podermos contar com uma instituição, que pensa e desenvolve ações que promovam a qualidade da Educação em nossa cidade, somos privilegiados.", destacou a professora Bibi, durante a cerimônia.
A noite também foi marcada pela admissão de mais um membro na Academia: a professora Lia Vianna de Queiroz, filha do ex-governador do estado da Bahia, Luís Viana Filho. "Esta noite estamos homenageando duplamente o homem que contribuiu muito para a Educação do estado da Bahia e teve fundamental importância no processo de fundação da Universidade Estadual de Feira de Santana.", destacou o professor Edvaldo Boaventura, membro da Academia e Orador Oficial da sessão solene.
Muitos familiares, amigos, professores, colaboradores, estudantes e pais de alunos da escola prestigiaram a homenageada. "Bibi não é uma somente uma empresária da área da educação. Ela é uma gestora que conhece cada aluno e seus respectivos pais pelo nome. Por isso conseguiu transformar seu sonho em uma realidade de sucesso.", ratificou Anaci Paim.
Também estiveram presente à cerimônia o Secretário de Educação do Município, José Raimundo Azevedo (que também é membro da Academia), a presidente da Academia Feirense de Letras, Lélia Vitor Fernandes, Renée Albagli Nogueira, representando o Conselho Estadual de Educação, o Secretário Municipal de Planejamento, Carlos Brito, o presidente da Fundação Senhor dos Passos, Antonio Mascarenhas , dentre outras autoridades e personalidades locais.
Um pouco mais de "Bibi"
Lusinete da Silva Boaventura nasceu em Campina Grande, na Paraíba, mas desde os dois anos de idade, vive em Feira de Santana. Fez o curso de Magistério no Colégio Estadual Gastão Guimarães e, em seguida, licenciou-se em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Também graduou-se em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador e, mais tarde, fez o Mestrado em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano na Faculdade Visconde de Cairu. Foi professora regente do estado e lecionou em colégios da rede pública de ensino, a exemplo do Santos Dumont, Coriolano de Carvalho, Godofredo Filho, Agostinho Fróes da Mota, além de ser vice-diretora do colégio João Durval Carneiro por 10 anos. Em 1971 fundou a Escola Castro Alves, que já possui mais de 40 de história.