Uma sessão especial marcou o Dia Mundial de Luta contra a Aids na manhã de quinta-feira, 1º, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, reforçando o combate à doença e principalmente incentivando iniciativas de prevenção. A vereadora Vânia Galvão (PT), propositora da solenidade, aproveitou a oportunidade para defender projeto de sua autoria, apresentado em 2009, mas ainda em tramitação na Casa, tornando proibido qualquer tipo de discriminação no mercado de trabalho às pessoas portadoras de Aids/HIV.
No mesmo auditório e também pela manhã a edil petista foi responsável pela outorga do título de cidadã soteropolitana à atriz catarinense, de Florianópolis, Neuza Borges, que escolheu a capital baiana para morar. Vânia explicou a homenagem: "Ela escolheu Salvador para morar. Foi uma escolha poética, política e de coração. A ‘Pérola Negra' da dramaturgia brasileira justifica esse Título pelo seu ativismo na defesa do povo negro. É uma guerreira e essa homenagem é justíssima".
Neusa não se fez de rogada e se emocionou: "Agora ninguém segura essa nega; vocês vão ter que me aguentar em Salvador por toda a minha vida". Contou um pouco de sua história e falou dos preconceitos e dificuldades enfrentadas até fazer sucesso no meio artístico.
"Fico chateada quando vejo negros que não se assumem e que dizem que não existe mais preconceito. Hoje, os brancos ainda recebem muito mais e são mais valorizados. Vejo muito blá-blá-blá, mas pouca atitude. Precisamos lutar para que os nossos direitos sejam, enfim, garantidos", declarou.
Abrace a Vida 2012
A reunião especial sobre a Aids serviu também para lançar o 5º calendário do Instituto Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), o "Abrace a Vida 2012". A iniciativa surgiu quando a instituição passava por dificuldades, em 2008, financeiras e o padre Alfredo Dórea, junto com o designer e fotógrafo Marcelo Mendonça, convidaram artistas para fazer fotos com as crianças da instituição.
Mendonça é voluntário há 12 anos no IBCM e constatou haver maior reconhecimento do instituto após a publicação do trabalho. "Depois de participarem do calendário, algumas personalidades também já fizeram shows beneficentes em prol da instituição", reforçou.
Personalidades da Bahia, do Brasil e do mundo abraçam a causa e se unem ao IBCM, cuja sede fica em Pernambués. O IBCM existe há 22 anos e presta assistência a 70 crianças e adolescentes de 2 a 14 anos portadores do vírus da Aids, além de manter casas abrigo para 20 famílias e um programa de prevenção e adesão ao tratamento de HIV/Aids.
Música para a atriz
Para homenagear Neusa Borges artistas e admiradores da atriz estiveram presentes, como Tonho Matéria, Alobened, Rosiane Pinheiro e Flávio Venturini, este último com direito a uma "canja", acompanhado pela banda feminina para saudar a nova cidadã soteropolitana. Houve também a apresentação da atriz, Lílian Ferreira, da Companhia Calhanga de Teatro.
Fizeram parte da mesa, além de Vânia Galvão e Neusa Borges, os cantores Alobened e Tonho Matéria; o padre Alfredo Dórea, do projeto Jovem Aprendiz; Conceição Macedo, da Instituição Conceição Macedo; a apresentadora Elibia Portela; a irmã da homenageada, Neusimar Borges; a filha, Ondina Borges; e Dona Tuta, mãe do cantor do Psirico, Márcio Victor.