Na manhã desta quinta-feira (1º), agentes do Setor de Apreensão e Demolição (SAD) da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizaram a desmontagem de duas barracas instaladas de forma improvisada na areia de uma região da Praia do Flamengo. Além disso, os prepostos do órgão efetuaram a apreensão de cerca de 20 ripas e uma lona, materiais utilizados nas estruturas irregulares. Não houve resistência por parte do responsável por uma das barracas. O dono da outra estrutura não foi encontrado no local no momento da ação fiscalizatória.
A situação constatada na Praia do Flamengo contraria a determinação judicial para extinção de barracas em terrenos de marinha. Desde a remoção das estruturas em agosto do ano passado, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), órgão responsável por licenciar, fiscalizar e ordenar esse tipo de atividade em áreas públicas da cidade, não autoriza a implantação de quaisquer barracas nas praias de Salvador.
Outras ações - Operação semelhante foi desenvolvida pela Sucom em abril deste ano, quando houve a demolição de uma barraca também erguida de maneira improvisada na Praia do Flamengo. Na ocasião, os fiscais apreenderam nove placas de compensado, uma carcaça de freezer e uma lona.