vide
A Baixa dos Sapateiros há muito tempo pede socorro, e seus comerciantes vão aproveitar a onda da Copa 2014 em Salvador para ver se conseguem a tão sonhada revitalização da área.
Na manhã dessa terça-feira, 29, a Câmara de Salvador realizou uma sessão especial para debater a situação desta primeira artéria comercial da capital baiana e, de acordo com Élson Pastore, vice-presidente da Associação dos Lojistas da Av. J.J. Seabra (nome oficial da rua), a pauta de reivindicações dos empresários já estava pronta antes mesmo da mobilização de ações para o evento esportivo.
A esperança é ver esses pedidos tornarem-se emergenciais, já que a região está a 2 km da Arena Fonte Nova.
Pastore queixou-se do pouco interesse do poder público em relação à zona comercial, pois a resposta para as reivindicações da associação dos comerciantes tem sido sempre "estamos avaliando". Em sua opinião, "falta boa vontade para tirar do papel o projeto dos lojistas para a localidade". Victoriano Garrido, professor da Universidade Federal da Bahia e da Unifacs e palestrante da reunião na CMS, ressaltou a importância história da área para o município.
A sessão foi uma iniciativa do o vereador Geraldo Júnior (PTN), para quem "não se pode revitalizar o Centro Histórico sem pensar na Baixa dos Sapateiros". Ele lembrou a importância histórica da região para a população de Salvador e destacou a necessidade de investir na recuperação dos elevadores do Centro da cidade, não só pela importância desse tipo de transporte vertical, mas também por sua contribuição como parte do patrimônio histórico baiano.