Com muita irreverência, os servidores vão fazer uma paralisação das atividades por 24h, na reitoria da UFBA, no Canela, a partir das 9h, dessa quinta (1), em defesa dos Turnos Contínuos.
Durante a manifestação, a categoria fará também uma assembleia para debater, votar e decidir pelo Mandado de Segurança contra a retirada de uma vantagem pessoal que foi instituída em 1988 e será excluída do contracheque de 1.031 servidores entre ativos e aposentados pelo governo federal.
O objetivo do movimento é chamar a atenção da população para a retirada de direitos adquiridos e para a luta dos servidores técnico- administrativos da Universidade Federal da Bahia- UFBA, pelos Turnos Contínuos, que vai permitir o funcionamento da universidade nos três turnos, ou seja, com a prestação ininterrupta dos serviços.
"Queremos garantir uma melhor prestação dos serviços à comunidade. Isso porque com o funcionamento da universidade de forma ininterrupta, a população contará com a continuidade do atendimento nos três turnos", explica o coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge Pinto.
Durante a mobilização será distribuída uma Carta Aberta à população explicando a importância da implantação dos Turnos Contínuos. Renato Jorge ressalta que o revezamento de turnos de 6h representa mais dignidade e qualidade de vida para os servidores, evita doenças e propicia tempo para Capacitação/Qualificação "Assim, ele poderá fazer cursos de capacitação nos outros turnos, o que implicará na melhoria dos serviços prestados, não só pela continuidade, mas por uma melhor qualificação do servidor que estará executando melhor a função que antes desempenhava".
31 anos
No dia em que estará realizando ampla atividade de luta com a categoria, a ASSUFBA Sindicato, que representa os servidores técnico-administrativos da UFBA está completando 31 anos de trajetória em defesa dos interesses da categoria. "Por este motivo, trouxemos o bolo para aqui. Nada mais natural que comemorar com a categoria num dia de luta", enfatiza a coordenadora de comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia Maciel.