A Polícia Militar da Bahia reforçou o policiamento no município, nesta quarta-feira (30). Segundo determinação do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro e do secretário Maurício Barbosa, unidades do Grupamento Aéreo da PM, da tropa especializada da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE)/Cacaueira, CIPE/Mata Atlântica e da Companhia de Emprego Tático (CETO) do Comando de Policiamento Regional Sul (CPRS/Itabuna) foram deslocados para Porto Seguro.
O efetivo local conta com um reforço de 100 policiais militares das unidades especializadas, 30 civis e um helicóptero. A medida visa restaurar a ordem e a tranquilidade na localidade que, na manhã desta quarta-feira, sofreu atos de vandalismo e tumulto. A confusão seria orquestrada por traficantes para desviar a atenção da polícia nas buscas pelo fugitivo do complexo policial, que matou o soldado PM, Luís Cláudio Dias dos Santos, 48 anos, na noite de sábado (26), em Porto Seguro.
...........................................................................................................Porto Seguro está vivendo nesta quarta-feira (30/11) um dia de pânico. Até o momento 6 ônibus que fazem o transporte urbano de passageiros foram incendiados. Por conta disso, a empresa concessionária do serviço de transporte, recolheu todos os ônibus para a garagem e deixou a população sem transporte.
Temendo um ataque, os comerciantes decidiram fechar as portas. A população também está evitando sair às ruas. Segundo alguns moradores, o movimento que começou no Bairro Frei Calixto (Baianão) começa a chegar à região central, "a impressão é que a coisa está fora de controle", conta uma moradora.
A onda de violência que está tirando a tranquilidade da cidade começou depois da morte de Edilson Pereira Viana, 33 anos, mais conhecido como Aleluia. Ele, que era suspeito de ter ajudado o homem que matou um PM a fugir, foi executado na noite de domingo (27/11).
De acordo com informações apuradas pelo site ‘O baianão', Aleluia tinha sido conduzido para a delegacia de Polícia Civil na manhã do domingo, acusado de ter dado fuga ao detento Rivaldo Freitas de Oliveira, 31 anos, que fugiu da carceragem de Porto Seguro depois de ter assassinado o Policial Militar Claudio Dias, na noite de sábado (26/11).
Aleluia teria sido liberado da Delegacia por volta das 21 horas e, quando estava em um posto de combustível em frente à Delegacia, foi alvejado com seis disparos de arma de fogo por um homem desconhecido que estava em uma motocicleta.
Dos seis ônibus incendiados até o momento, dois estavam no final da Avenida 19 de Novembro no Baianão, dois no ponto final das Casas Novas, um no Bairro Paraguai e o último estava na Orla Norte de Porto Seguro, local muito frequentado pelos turistas que visitam a cidade.
A Polícia de Porto Seguro ainda não sabe se a iniciativa de queimar os ônibus está partindo de populares indignados com a morte de um cidadão, ou de bandidos em retaliação à morte de um comparsa. (Baianão)