Salvador

ARCEBISPO DOM MURILO INAUGURA PRESÉPIO DO SALVADOR NA AVENIDA PARALELA

VIDE
| 28/11/2011 às 22:20
Presépio Salvador tem atraido a atenção dos católicos
Foto: BJÁ

No início da noite de hoje (28), o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger presidiu a cerimônia de inauguração do Presépio do Salvador, monumento instalado no canteiro central da Avenida Paralela, na capital baiana. A ação integra o Projeto Salvador Cidade Natal do Brasil uma iniciativa da Arquidiocese através da Pastoral de Comunicação, que visa resgatar o autêntico espírito natalino, centrado na figura do Deus Menino.

"Fazer uma cidade conhecida por ter um presépio é uma obrigação e nós fazemos com muita alegria. Tenho certeza que este ano, abundantes graças serão derramadas nesta cidade. Isso aqui vai ser lugar de visita de muitas pessoas, de muitas famílias. Isso já pegou, disse enfático o arcebispo de Salvador.

Padres, religiosos e fieis de diferentes comunidades acompanharam a cerimônia em que foi acionado o sistema de iluminação cênica. Elaine Cristina Souza Cruz saiu da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Imbuí e foi junto com fieis da comunidade para conferir a inauguração. "Todo mundo combinou cinco hora em frente da igreja e viemos andando em grupo. É um programa para todas as famílias. Espero que o natal traga muita felicidade e muita paz", afirmou a paroquiana.

           
Confeccionadas em fibra de vidro, as imagens do presépio monumento reproduzem as figuras de Jesus, Maria e José, além dos reis magos e alguns animais. A obra do artista plástico Ivo Gato está instalada em um praticável de 1,5m de altura, a composição passa de cinco metros e conta com iluminação cênica. Para a realização do projeto a Arquidiocese fechou parcerias com diferentes instituições como o Colégio Salesiano Dom Bosco, Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, Hospital São Rafael, Universidade Católica do Salvador e a Rede Bahia.

Sobre presépio

O presépio é um elemento usado para reviver o nascimento de Cristo. Conta a história, que Maria e José não encontraram abrigo, e Jesus nasceu em um lugar muito simples cercado de animais. A interpretação para este fato é que o Menino Deus veio para todos, especialmente aqueles mais pobres. Para recontar esta história, São Francisco de Assis, em 1223, montou o que seria o primeiro presépio vivo, quando foi festejar a noite de Natal na floresta. A idéia era explicar o Natal para as pessoas mais simples e, para isso, ele transportou uma manjedoura, um boi e um burro, recriando as circunstâncias em que Jesus nasceu. Daí em diante, o presépio passou a ser montado em igrejas, conventos e também nas residências, espalhando-se por todo o Ocidente.