Em ritmo de ijexá, milhares de pessoas percorreram as ruas de Itinga, em Lauro de Freitas, neste domingo (27), acompanhando o tradicional cortejo cultural, símbolo da Lavagem do Caranguejo. Grupos de samba de roda, capoeira e afoxé coloriram e animaram o bairro mais populoso do município, com quase 80 mil habitantes.
Formando um extenso tapete branco, as baianas lideravam a procissão com suas jarras de águas de cheiro, vassouras e flores, que abençoaram a Praça do Caranguejo na entrega da primeira etapa da sua reforma.
A obra foi dividida em duas fases para não comprometer os festejos que este ano completa 27 edições. Na primeira etapa, entregue hoje à população, a praça recebeu paisagismo, uma fonte revitalizada e uma academia popular de ginástica para crianças e pessoas com deficiência. Com a reforma, a Praça também recebeu um monumento em homenagem a Antonio do Caranguejo.
CORTEJO
Com 71 anos de idade, a baiana Argentina Santos Front esbanjou vigor físico dançando todo o percurso com o jarro de água de cheiro na cabeça. "Jesus que me dá força. Ele é o nosso pai de verdadeiro. Todo o cortejo foi bom. Enquanto eu estiver viva eu vou participar". Para a prefeita, Moema Gramacho, a festa representa a própria história de Lauro de Freitas. "Povo que não conhece seu passado não sabe construir o futuro. Precisamos nos modernizar, mas sempre preservando nossas raízes".
Ela destacou o resgate de outras tradições, como o Terno de Reis, a Festa de Yemanjá e os Mascarados, que "fortalecem a identidade e a auto-estima dos laurofreitenses".
Para a delegada plantonista de Lauro de Freitas, Patrícia Nuno, as festas populares ajudam na prevenção da violência. "Segurança pública se faz assim, com cultura e educação. Polícia é só um dos aspectos, e está aqui presente".
O secretário municipal de Cultura, Antonio Lírio, frisou que a festa é a última do Calendário Oficial de Eventos do município. "Mas a cultura não para nesta cidade. O povo celebra e celebra muito. O mais importante é que toda a organização é feita junto com o povo".
O vice-prefeito, João Oliveira, morador de Itinga, se emocionou com o fortalecimento da tradição que viu surgir, lembrando personagens que lutaram pela lavagem. "Que a gente continue em festa, cultivando a paz, a harmonia das famílias, o respeito e a fraternidade. Nós, na Itinga, moramos no melhor lugar do mundo".
A nova Praça do Caranguejo ganhou Academias Populares para deficientes físicos, idosos e crianças.
Durante a inauguração, foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao vendedor de caranguejos que deu nome à Praça, uma das mais famosas do município. Antonio Pereira dos Santos, o Antonio do Caranguejo, faleceu em junho, aos 81 anos. Sua filha, Tânia Maria Santos Silva, ficou emocionada ao lembrar o pai. "Melhor não poderia ser. Ele está sendo muito bem homenageado".