Salvador

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM 50 ANOS DA ASSOCIAÇÃO CABALLEROS DE SANTIAGO

vide
| 27/11/2011 às 09:16

A Câmara Municipal de Salvador, por iniciativa do vereador Pedro Godinho, irá promover uma Sessão Especial em homenagem a Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago pela passagem dos 50 anos de fundação comemorados em 2010. O evento vai acontecer no dia 29/11, às 19hs, no Plenário Cosme de Farias.


Ao longo dos cinqüenta e um anos de fundada, Caballeros de Santiago virou referência no curso de espanhol e vem traçando um caminho de sucesso. A instituição expandiu suas áreas de interesses para dança e música, sempre mantendo a essência galega em suas atividades.


Após a Sessão Especial, no Centro Cultural da Câmara, os grupos folclóricos de Caballeros de Santiago se apresentarão. São eles: Corpo de Baile, Grupo de Gaitas ´Os Celtas´, e do Grupo de Percussão, Canto e Dança ´As Meigas´. Um coquetel de confraternização encerrará o evento.


História - Há cinqüenta e um anos, mas precisamente em 22 de Novembro de 1960, dava-se inicio há uma das instituições de maior valor para a cultura Espanhola na Bahia, a Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago.


Fundado por um grupo de dezesseis imigrantes galegos, primeiramente no edifício São Luiz, no centro de Salvador, a obra tinha como principal objetivo valorizar e disseminar a cultura espanhola nessa nova terra que agora chamavam de lar, além de quererem manter suas raízes galegas com uma instituição que pudesse simbolizar sua terra natal, confortando aqueles que estavam longe de seus lares. Mais tarde, em 25 de Julho de 1989, a sede da Caballeros mudou-se para o bairro do Rio Vermelho, onde está atualmente, e preenche uma importante lacuna na história do bairro.