Uma oportunidade para quem almeja estabilidade na profissão ou até mesmo o ingresso no mercado de trabalho. A população recebeu com grande entusiasmo a confirmação do concurso da Prefeitura de Feira de Santana, que será realizado até o final de março de 2012 pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Serão disponibilizadas 213 vagas para 22 diferentes setores da administração pública municipal, conforme edital já disponibilizado no site oficial e divulgado em jornal de circulação local neste sábado (26).
Para a dona de casa Maria dos Santos Silva, 50 anos, moradora do bairro Cidade Nova, este concurso significa a realização de um sonho. "Estava aguardando com muita expectativa. É a oportunidade de voltar a trabalhar, depois de 25 anos. Tenho curso de nível médio em Magistério e espero em Deus conseguir passar", conta ela, que pretende prestar o concurso para o cargo de secretário escolar.
Morador do distrito de Matinha, o vaqueiro Robson Cardoso, 27 anos, também pretende realizar o concurso. "Como não tenho muita escolaridade, planejo para um cargo que não exija muito dos estudos. Na minha profissão o ganho é pouco e fazendo o concurso se tem estabilidade e não corro o risco de ser demitido", observa.
As dificuldades de conseguir uma vaga no mercado de trabalho e ter a Carteira de Trabalho assinada sempre foi um dos grandes desafios enfrentados por Daniela Neves Nunes, 29 anos. "O mercado está difícil. Já trabalhei em várias empresas, mas ainda não tive a minha Carteira de Trabalho assinada. Esta é uma grande oportunidade de ter um emprego estável e viver com tranquilidade", diz.
Já a professora Ione Ramos, 33 anos, pretende fazer o concurso para ampliar a carga horária e, consequentemente, melhorar os rendimentos. "O Município paga muito bem, melhor que o Estado. Irei me empenhar bastante para conseguir uma boa colocação e ser aprovada", pontua.
As inscrições para o concurso estarão abertas no período de 1º a 20 de dezembro. O cronograma prevê que o processo seja homologado até 25 de junho do próximo ano. A remuneração chega até R$ 5.507.65 (com gratificações) para auditor fiscal.
As vagas contemplam as funções de professor (50), secretário escolar (20), técnico de enfermagem (20), especialista em educação (20), agente de trânsito (15), auditor fiscal (15), médico (10), enfermeiro (10), motorista (10), engenheiro civil (8), operador de máquinas pesadas (7), assistente social (6) e arquiteto (5).
Há também para fiscal de serviços públicos (5), contador (3), intérprete de libras (3), engenheiro agrônomo (1), engenheiro ambiental (1) e engenheiro químico (1), além de biólogo (1), geólogo (1) e mecânico de máquinas e veículos (1).