Salvador

VEREADORA ALERTA PARA MORTE DE JOVENS NEGROS NO TRÁFICO E PELA POLICIA

vide
| 24/11/2011 às 16:27
Olivia Santana é comunista do B e vereadora em Salvador
Foto: ASCOM
Não podemos perder nossos irmãos para o tráfico de drogas ou mortos em ações policiais", afirmou, de maneira vibrante e emocionada, a vereadora Olívia Santana (PCdoB/Salvador), na manhã de ontem (23.11), quando da sessão promovida pela Câmara Municipal de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador - por iniciativa da presidente Araci dos Santos Reis, do vice Geraldo Requião, do secretário André Rosas e do líder da oposição Dr. José Carlos, todos do PSD - para debater o tema "Consciência Social é um Direito de Todos".


Lembrou um caso recente envolvendo o ator Fábio Assunção, flagrado com sete quilos de cocaína, estranhando que ele, em vez de tipificado como traficante, fosse visto apenas como um usuário. "Se no lugar deste famoso artista estivesse um homem negro, provavelmente seria assassinado ou preso como traficante", declarou acrescentando ‘ser preciso rever o sistema capitalista em que vivemos".

Além dela, também fizeram palestras o vereador Marcelino Filho (PT/Camaçari) e o coronel da reserva da PM Aloysio Campos Filho, assessor do deputado estadual Bira Coroa (PT). Na parte final, houve pronunciamentos da presidente e dos demais vereadores que compõem a Câmara.


Após leitura de uma passagem bíblica, a presidente Araci Reis deu início à sessão, com a presença de representantes da sociedade civil e, em particular, de todo segmento religioso existente no município, discursando sobre a importância das mulheres no cenário político atual. "Ganhamos nosso espaço, mas ainda temos que avançar muito", afirmou a vereadora diante de uma plateia formada em, sua maioria, por mulheres negras.


Acrescentou que outras discussões, realizadas ao longo de 2011 sobre racismo e direitos da mulher, garantiram a participação de vereadores do município na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá agora em dezembro, em Brasília. "Estamos dando pequenos passos, que reverterão desigualdades históricas do nosso país", ressaltou Araci.


Respeito foi o mote do pronunciamento do vereador Marcelino Filho (PT/ Camaçari), convidado para participar do evento, por fazer parte da militância em defesa do negro e no combate às desigualdades sociais. Disse ser doloroso chegar numa seleção para uma vaga em um mercado de trabalho e constatar que a cor da pele é critério de exclusão. "Precisamos discutir as questões raciais. É necessária a criação de políticas públicas que reparem este desnível, através da melhoria da educação e da criação de oportunidades", declarou.


O tema "Extermínio do Povo Negro" foi destacado pelo coronel da reserva da PM, Aloysio Campos Filho, que colocou como "imprescindível" a melhoria no sistema educacional e a criação de empregos para os jovens negros, "que, sem oportunidades e vivendo em condições desfavoráveis, acabam mortos, muitas vezes injustamente".

Ao final, a presidente Araci Reis agradeceu a participação da população de Dias D'Ávila e anunciou, para a próxima quarta-feira, dia 30, uma nova sessão, quando debaterá soluções para a educação no município.