Salvador

MINHA CASA DONA LINDU EM LAURO ABRE AS PORTAS PARA OS MORADORES

vide
| 23/11/2011 às 21:02
Enrega das chaves segue até a quinta-feira, 24
Foto: Danilo Magalhães

O Residencial Dona Lindu, executado através do programa Minha Casa Minha Vida, no Caji Picuaia, recebeu hoje (quarta-feira) seus primeiros moradores. A entrega das chaves, que está sendo feita por setor, começou ontem (22) e vai até amanhã (24), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. Mais de 5 mil cidadãos de Lauro de Freitas serão beneficiados. "Chorei quando peguei as chaves e quando pus os pés aqui. Este é nosso doce lar. Se eu já cuidava do que era dos outros, o que é meu vou cuidar mais ainda. Aqui está o futuro dos meus filhos", comemorou a cabeleireira Luciene Jesus Souza, mãe de três filhos e grávida de gêmeos.

Foram contempladas 1.131 famílias com um apartamento próprio dentro do complexo residencial. As casas possuem dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço, distribuídos num espaço de 40m². "Tem muita gente aqui com uma história bonita para contar. Sabemos que muitos conflitos familiares têm origem na má condição de moradia. Oferecer qualidade de vida é a maneira mais eficaz de zelarmos pela saúde popular, em sua acepção mais completa", descreveu a prefeita Moema Gramacho. O empreendimento inclui áreas de lazer com quiosque, campos de futebol, parques infantis e salões de festa. Uma escola, creche e unidade de saúde para atender a população no local já estão em fase de licitação.


O conjunto será atendido pelas obras de esgotamento sanitário e as vias de acesso estão sendo pavimentadas. Postos de coleta seletiva e recipientes papa-entulho também foram instalados para auxiliar os moradores com as obras de mudança. "O presente no meu caso veio dobrado. Minha esposa, Cristiane, está grávida. Sair do aluguel é o sonho de qualquer pessoa; sinto-me muito realizado", destacou o auxiliar operacional Demerson Santos, morador da Lagoa dos Patos.


Segundo o vice-prefeito João Oliveira, é um peso que sai dos ombros desses cidadãos. "Dignidade para existir é o mínimo: esta é uma das batalhas que lutamos para vencer, cada vez que o desenvolvimento inevitavelmente nos impõe um desafio", enfatizou. De acordo com o carreteiro Wilson Lima, o serviço está de ‘vento em popa e muita gente tem me ligado". Para Edneide Vieira da Silva, atual proprietária de um apartamento no Edifício Dilma, "não tenho palavras para descrever. Agora a família está unida e eu estou em festa por dentro, é este o   sentimento", enfatizou.


As primeiras chaves foram entregues ontem em solenidade que contou com a participação do gerente geral da Caixa, Jucelino Campelo, secretários municipais e o vereador Lula Maciel. Cada morador, depois que assina o contrato com a CEF, tem equipes da Embasa e da Coelba à disposição para fazer o cadastramento. No mesmo local, equipes da Educação fazem o levantamento das pessoas em idade escolar para providenciar vaga e transporte.


O Dona Lindu é o primeiro dos quatro empreendimentos num total de 4.570 unidades  captados pela Prefeitura no programa Minha Casa Minha Vida. Em fevereiro serão entregues mais 150 unidades no Jambeiro e Capelão. Em julho, outros 900 apartamentos estarão concluídos na Chácara Thaiti.  Somando os dois mandatos da prefeita Moema Gramacho, mais de 7 mil unidades habitacionais para famílias com renda até três salários mínimos serão entregues até 2012.