Diabetes e empreendedorismo serão os assuntos de dois eventos promovidos pela Câmara de Salvador nesta quarta-feira, 23. A doença, hoje com grande incidência nacional, capaz de afetar significativamente a qualidade de seus portadores, será debatida, a partir das 14 horas no Centro de Cultura da CMS, em audiência pública, com a participação de profissionais da área de saúde e da sociedade em geral, por iniciativa do vereador Giovanni Barreto (PT).
Às 16 horas a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador e a Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (Femicro-BA) promoverão, no Engenho Velho da Federação, o "Café com Empreendedores". O evento, voltado para os comerciantes da região, será realizado na Associação de Moradores do bairro e conduzido pela ouvidora-geral da Câmara, Olívia Santana (PCdoB).
Incidência entre crianças
De acordo com Dr. Giovanni a diabetes mellitus é a segunda doença mais comum na infância, adquirida em função de mau hábitos alimentares. Assim, a criança necessita aprender desde cedo ações capazes de protegê-las desse tipo de mal. O edil revelou sua intenção em propor projeto de lei para instituir a semana municipal de apoio à criança com diabetes em Salvador, a ser comemorada na primeira semana de novembro.
A mesa da audiência será composta por representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde; Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba); Fundação Colombo Spínola (Hospital Santa Luzia); Instituto Pé Diabético; endocrinologistas, pediatras, urologistas e educadores na área de saúde.
Mais eficiência
O Café com Empreendedores terá em sua programação a palestra "Comportamentos de liderança para o sucesso do empreendedor", ministrada pelo presidente da Femicro-BA, Moacir Vidal. Segundo Olívia Santana entre os objetivos do evento estão criar uma rede de empresários capaz de contribuir com a busca de melhorias para a localidade, aumentar a eficiência operacional dos negócios, da geração de renda e a promoção do desenvolvimento econômico e social da região.
O café é uma das ações planejadas durante o Encontro de Integração Comunitária realizado no bairro, no último mês de outubro, pela Ouvidoria da Câmara. Na oportunidade, representantes de órgãos públicos debateram com comerciantes e moradores alternativas para a solução dos problemas enfrentados pela comunidade.
Estarão presentes representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA), da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), além do presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas do Bairro de Cajazeiras.