Mais de 200 animais foram vacinados até as 10h da manhã deste sábado (19), só no posto da Caixa D'água, em Lauro de Freitas, no segundosábado da Campanha Anti-Rábica. Este fim de semana a campanha se estendeu pelos bairros de Vida Nova, Jambeiro, Capelão, Areia Branca, Picuaia e Quingoma e aprevisão é superar a marca do sábado passado, quando seis mil animaisforam vacinados em Itinga.
A meta da Prefeitura Municipal é vacinar 80% dos animais dos 25 mil existentes em todo município. A campanha segue até dia 30 epassará por todas as localidades. "É proteção para os animais e para as pessoas. Mesmo brincando o bicho às vezes chega a machucar, e se ele estivercontaminado, é problema em dose dupla", ressaltou Henrique de Freitas, 13 anos,dono de um rottweiler de 3 anos.
Deacordo com a diretorada Vigilância à Saúde Selma Turrione, omunicípio recebeu 21 mil doses do Ministério da Saúde, que realiza a campanhaem todo país. Para atingir a meta, a prefeitura montou uma grande estrutura com150 agentes divididos em cinco postos fixos e dez móveis. O diretor de zoonoses Edgard Cerqueira, recomenda a vacinação dos animais a partir de quatromeses de idade. Cadelas prenhas também não podem ser vacinadas. Um cartão devacinação com os dados do bicho é entregue aos donos, após a imunização.
Segundo dados do GT-Raiva da Sesab, em Lauro de Freitas, o último caso de raiva emanimais foi registrado no município em 2008, do tipo variante 3 (transmitidopor morcegos), e em 2006 do tipo variante 2 (cães e gatos). A veterinária PaulaSilva explica que, "em função da inevitável especulação imobiliária, bichoscomo micos e morcegos acabam deixando seu habitat e invadindo a zona urbana,transmitindo o vírus através de mordidas ou arranhões. Por isso a campanha étão importante para os cidadãos de todas as localidades". A próxima açãoocorrerá no dia 26, no Centro, Portão, Vila Praiana, Vila Mar, Vilas do Atlântico ePitangueiras, de 8 às 17 horas. Mais informações: 3288-8911/8912.