vide
Todo mundo se mexeu e deu voltas no Dique do Tororó
Foto: BJÁ
Não foram só os servidores do Hospital Geral Roberto Santos que curtiram a I Caminhada do HGRS Rumo à Qualidade de Vida: quem estava hoje (20) pela manhã no Dique do Tororó também se beneficiou e pediu mais. Foi o caso da vendedora Maria Estela, que trabalha há dez anos no Dique como ambulante e conferiu seu nível de glicemia. "Vocês deveriam fazer sempre essa atividade aqui, ao menos uma vez por mês. Vejo muita gente passar mal quando está caminhando, sem se alimentar adequadamente, e não tem esse apoio", afirmou.
O peruano José Manoel, professor de Espanhol, que engrossou a fila dos que conferiam o nível de açúcar no sangue e também peso e medida, também ficou satisfeito. "Excelente, uma coisa formidável. Na rotina, nem sempre temos acesso, mas isso muda quando temos perto de nós. Descobri que estou em grau I de obesidade e necessito fazer um tratamento, me cuidar.
Deus queira que seja contínuo, não apenas um dia no ano", disse Manoel. A caminhada reuniu centenas de integrantes dos mais diversos setores do HGRS, como mais uma ação em comemoração ao Dia do Servidor Público, transcorrida no final de outubro. Seguir promovendo eventos como esse é a intenção dos responsáveis pelo setor de Educação Permanente e pela Humanização do Hospital Roberto Santos.
"Tivemos apoios importantes, de escolas como UCSal, FIB, Unifacs e Unijorge, além do grupo Escapa Riso, que desenvolve um projeto atendendo, de 15 em 15 dias, na Pediatria do HGRS e que se dispõe a participar de tudo o que o hospital promover: uma parceria da boa", define Cláudia Romano, que responde pelas ações de Humanização e acena com a possibilidade de novas caminhadas.
Atividade e mobilização A data de realização da I Caminhada não foi escolhida por acaso. "Este era o melhor momento, porque homenageamos o servidor público e o Dia da Consciência Negra, fazendo com que todos se mobilizem e como forma de integrar os servidores, melhorar a qualidade de vida deles", atesta Maria Lúcia Cordeiro de Lima, coordenadora de Educação Permanente. Mobilizado estava também o Mais - Mulheres Atuantes em Instituições Sociais , do HGRS. Integrado por Sandra Morais, Maria Celeste Rosário, Mônica Brandão, entre outras, o grupo está só começando, mas já ativo na separação de materiais recicláveis para produção de uma árvore de Natal ecologicamente correta.
O objetivo é mostrar o potencial feminino dentro e fora do hospital. Antes da I Caminhada HGRS Rumo à Qualidade de Vida, que circundou todo o Dique do Tororó, os participantes fizeram uma sessão de alongamento sob o comando da fisioterapeuta Daniele Medina, da Unidade de Saúde Ocupacional. Ao final, lanche saudável com frutas e barras de cereal e sorteio de brindes, entre os quais kits com garrafas squeeze e caderno de notas e vouchers para limpeza de pele.
Respondendo pela diretoria do Sindicato dos Servidores em Saúde, Inalba Fontenelle considerou a caminhada uma iniciativa oportuna. "Além da prevenção à saúde, é um momento de integração, de confraternização em um ambiente com ar puro, onde as pessoas se relacionam de um jeito diferente, mais agradável e espontâneo. Demonstra que há preocupação da direção e do corpo do hospital com o profissional, com que ele possa ter momentos de se desligar e cuidar da sua saúde".
Continuidade
Desde agosto deste ano, a USO - Unidade de Saúde Ocupacional - do HGRS vem desenvolvendo atividades com os servidores, dentro do projeto Viver Saúde. "Seguimos diretrizes do manual da Sesab no que diz respeito a atuação do fisioterapeuta na promoção e prevenção da saúde do trabalhador. Fazemos análise através do mapeamento de risco ocupacional (biológico, físico, químico e ergonômico) e começamos a atividade fisio-laboral pelo setor da Lavanderia, depois UTI Neo I e, amanhã (21), começamos no setor Administrativo, para depois implantar o programa na UTI Geral", diz Gabriele Medina. A atividade, composta de alongamento e mobilidade e fortalecimento articular, será nas segundas e quartas-feiras, no andar Intermediário, das 13h30 às 13h50, para os servidores administrativos.