Durante a abertura do Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional do Afrodescendente, no Centro de Convenções da Bahia, na manhã desta quinta-feira, 17, o Prefeito João Henrique destacou a importância das políticas municipais da reparação para promoção da igualdade racial na capital baiana.
"Entendemos que as políticas da reparação são essenciais para assegurar a igualdade racial, combatendo o racismo, e estimulando a cidadania e a tolerância entre povos de diferentes culturas que fazem a diversidade da nossa cidade", destacou o Prefeito.
João Henrique ressaltou programas de atenção à anemia falciforme, ensino da cultura africana nas escolas, selo da diversidade, mapeamento de terreiros, e a nova lei municipal que assegura até 30% das vagas em concursos públicos para negros. No próximo sábado, 19, será divulgada a Carta de Salvador com políticas da reparação, com a presença de 11 Chefes de Estado, inclusive da Presidenta Dilma Rousseff. As políticas deverão ser aplicadas em todas as comunidades Ibero-Americanas.
O Prefeito João Henrique participou da abertura do evento ao lado do Governador Jaques Wagner, a ministra de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, do coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek, do secretario Ibero-Americano Henrique Iglesias, entre outras autoridades.