vide
Em Feira de Santana estima-se que 150 jovens participaram do grito contra corrupção
Foto: BJÁ
Com os rostos pintados cerca de 150 pessoas protestam contra corrupção em passeata que deixou o Campo Grande por volta de 14h40 desta terça-feira, 15, em direção à Praça Muncipal de Salvador.
Os manifestantes, organizados por meio de redes sociais, pretendem ocupar a praça municipal e colar cartazes contra corrupção na frente da Câmara de Vereadores.
Em meio ao grupo há ainda jovens com faixas e cartazes pedindo a anulação da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O reclame é feito em função da decisão do Ministério da Educação e Cultura (MEC) de anular 14 questões porque alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso antecipado aos itens por meio de pré-testes aplicados na escola. Os jovens pedem realização de nova prova.
FEIRA
Aproximadamente de 150 pessoas percorreram a avenida Getúlio Vargas, na manhã desta terça-feira (15), durante a Passeata Contra a Corrupção. A mobilização contou com o suporte da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que controlou o tráfego de veículos no local durante o ato. Estiveram presentes representantes do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), subseção de Feira de Santana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Sindicatos dos Hotéis, Bares e Restaurantes e Rotary Club. A saída aconteceu na Praça de Alimentação Gilson Pereira, às 9h. De acordo com os organizadores, o evento é apartidário e faz parte de um movimento nacional. "O objetivo é sensibilizar a população sobre este mal que está enraizado na nossa sociedade. Sabemos que este mal está presente em todas as esferas, judiciário, legislativo, executivo, polícia", observa André Régis, presidente do CIFS.
|
|
CONQUISTA
Dezenas de pessoas foram às ruas de Vitória da Conquista na tarde dessa terça-feira (15), feriado da Proclamação, para manifestar indignação contra os desmandos políticos e financeiro envolvendo a alta cúpula ministerial e todos os corruptos do Brasil. O ato que teve inicio na Praça Barão do Rio Branco, percorreu várias ruas até chegar a Praça Guadalajara.
O evento que contou com a participação do presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo, e o vereador Arlindo Rebouças (PMN), foi conduzido pelo ativista Caíque Santos, componente do cast da Rádio UESB. As manifestações aconteceram em várias cidades do Brasil organizadas pela internet
Em todo País - O protesto organizado pelo Facebook vai ocorrer em mais de 30 cidades brasileiras. Os internautas apoiam iniciativas como a Lei de Ficha Limpa e pede o fim da impunidade. Na Bahia, além de Salvador, o protesto ocorre em Alagoinhas, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
A Marcha Anticorrupção de 15 de novembro é o terceiro protesto promovidopor esses grupos em 2011, que agora unificarama organização dos eventos. No dia 12 de outubro, as manifestações reuniram 20 mil pessoas em Brasília, duas mil na Avenida Paulista, em São Paulo, e 1.500 na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, segundo cálculos da Polícia Militar. Outras cidades, como Florianópolis, Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Manaus, Fortaleza e Curitiba reuniram desde 15 participantes (caso de Manaus) a 2.500 manifestantes (Goiânia).
Fóruns- Na Bahia há fóruns em Alagoinhas (www.facebook.com/groups/nasruas.baalagoinhas), Salvador (www.facebook.com/groups/nasruas.ba), Feira de Santana
(www.facebook.com/groups/nasruas.ba) e Vitória da Conquista (facebook.com/groups/nasruas.ba.vitoriadaconquista).