vide
Soldados usam uma concha de trator para condução
Foto: AFP
Este é o balanço das apreensões feitas pelas polícias Civil e Militar no primeiro dia da Operação Choque de Paz, até às 18h. ·Presos - 04 (quatro)· Armas apreendidas. o 20 pistolas o 15 fuzis o 01 (uma) submetralhadora o 02 (duas) espingardas o 20 rojões o 03 granadas o Munições: 672 para calibre 7.62; 234 para calibre 5.56; 77 para calibre nove milímetros; 55 para calibre Ponto 40 e 28 para calibre 45. Mais 15 mil munição para calibres diversos. o 07 (sete lunetas). o 102 carregadores de fuzil; 56 carregadores diversos. ·
Drogas apreendidas o 112 quilos de maconha; 80 tabletes de maconha; o 60 quilos de pasta base de cocaína. o 145 trouxinhas de maconha. o 14 tabletes de cocaína. · 75 Motos e 01 (um) automóvel Toyota Hilux · Outras apreensões: 17 máquinas caça-níqueis; uma pistola desmontada; uma réplica de pistola; um notebook; um Ipod; uma câmera digital; 61 bombas artesanais; dois rádios transmissores; uma barraca de camping; uma capa de colete; duas gandolas; uma farda do Exército; uma camisa da Polícia Civil; material hospitalar. Foram encontradas duas centrais clandestinas de TV a cabo.
O Estado Maior da Polícia Militar conclamou a população a denunciar os esconderijos se traficantes e de depósito, de armas e de drogas nessas comunidades. Há várias maneiras de se fazer isso: ·
As tropas partiram para a retomada das comunidades de Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu às 4h. Dezoito blindados dos Fuzileiros Navais, seis blindados "Caveirão", além de helicópteros blindados e um helicóptero observador que transmite imagens em tempo real através de uma câmera térmica - foram deslocados para permitir um acesso mais seguro das tropas às comunidades.
Por volta das 6hs da manhã as forças de pacificação reassumiram o controle de todo o complexo da Rocinha, sem que um único tiro fosse disparado. Segundo o comando da operação, o dia e o horário da pacificação foram escolhidos para causar o menor transtorno possível a população. A Polícia Civil montou uma delegacia itinerante no 23º BPM para processar as prisões e apreensões nas operações de hoje. E o Instituto de Identificação Félix Pacheco montou um posto avançado na Rocinha para agilizar a identificação dos presos.
A Operação Choque de Paz foi precedida por várias outras ações antes da ocupação. Ao longo de duas semanas, as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal atacaram redutos de facções aliadas dos traficantes da Rocinha nas Zonas Norte e Oeste e em Niterói e Macaé, com o objetivo de desestruturar eventuais refúgios para os traficantes. Como resultado dessas operações, 8 bandidos foram mortos, 37 presos - entre eles 1 policial militar e 3 policiais civis - e 7 menores apreendidos. Entre os detidos, estão os líderes de facções Antônio Francisco Bomfim Lopes, o "Nem"; Anderson Rosa Mendonça, o "Coelho"; Varquia Garcia dos Santos, o "Carré"; e Sandro Luis de Paula Amorim, o "Peixe".
Grande quantidade de drogas foi capturada pela Polícia Militar nessas operações, totalizando 3.086 sacolés de cocaína, 1.519 pedras de crack, 355 papelotes de cocaína e 537 trouxinhas de maconha. Dois automóveis e 8 motos também foram apreendidos, além de 46 armas (incluindo revólveres, pistolas, fuzis e submetralhadoras) e 10 granadas e 32 artefatos caseiros. Somente hoje, o Bope descobriu mais 12 fuzis, uma metalhadora e uma granada num tonel escondido na mata da Rocinha. Já a Polícia Civil apreendeu em operação na Rocinha 31 motos, 21 mil CDs e DVDs piratas, 4,5 mil peças de vestuário, 100 pares de tênis e 1,3 mil brinquedos que eram vendidos de forma irregular. Os policiais civis também encontraram rojões de artilharia antiaérea e rádios-transmissores. A Ouvidoria da Polícia está fazendo um plantão especial neste domingo para receber reclamações, sugestões e elogios da população em relação à Operação Choque de Paz. O telefone da Ouvidoria - 3399-1199 - terá atendimento de 9h às 17h; nos demais horários, o cidadão poderá deixar recado na secretária eletrônica. A Ouvidoria também possui um email para receber manifestações dos cidadãos:
javascript:top.opencompose('[email protected].','','','1')