A VITALMED, por ser a empresa contratada pela VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A para prestar serviço de atendimento a emergências e resgates no trecho da BR 324 entre Salvador e Feira de Santana e o trecho da BR 116 entre Feira de Santana e a divisa com o estado de Minas Gerais, vem esclarecer as denúncias sobre o serviço disponibilizado naqueles locais.
O contrato de concessão da VIABAHIA prevê a permanência de uma ambulância em cada uma das 15 bases operacionais, distribuídas ao longo dos trechos, sendo que, em uma delas, por critério técnico, deve ser de Classe D, composta por médico, enfermeiro ou técnico/ motorista socorrista, e as demais unidades Classe C, compostas por dois resgatistas, sendo um deles também motorista.
Com o intuito de aumentar a margem de segurança, a VIABAHIA extrapolou o contrato e colocou à disposição dos usuários não uma, mas duas unidades Classe D, ditas Unidade de Suporte Avançado (USA), localizadas em Salvador e no Planalto. Assim, ficaram distribuídas nos trechos duas Unidades de Suporte Avançado e 13 Unidades de Resgate, mantendo, assim, a quantidade de 15 ambulâncias prevista no contrato de concessão.
Diante da gravidade dos acidentes que ocorrem na serra do Mutum, entre Brejões e Jequié, e a estrutura limitada da rede hospitalar naquela região, será feita uma relocação técnica das ambulâncias de Suporte Avançado e Resgate entre as bases de Salvador e Irajuba, visto que a estrutura da rede hospitalar na capital e no município de Feira de Santana é capaz de atender de forma plena às demandas da BR 324.
A VITALMED esclarece ainda que não há qualquer previsão de rompimento de contrato entre a as partes e, nem mesmo, redução de ambulâncias. Trata-se, tão somente, de um reposicionamento técnico, que é uma prerrogativa da Concessionária.