Os Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque (BPChoque) da Polícia Militar - com apoio de unidades da Polícia Civil, além de helicópteros das duas polícias, veículos blindados dos Fuzileiros Navais, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e efetivos da Polícia Federal - começarão na madrugada de domingo (13/11) a Operação Choque de Paz, que marca a fase de ocupação das comunidades Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. Em data a ser definida, as três comunidades receberão a 19° Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado do Rio.
Segundo o censo do IBGE de 2010, na Rocinha moram 72.458 pessoas e no Vidigal e Chácara do Céu 11.321. A população indireta, ou seja, moradores do entorno, é de cerca de 80 mil na Rocinha e 44 mil no Vidigal. O efetivo e o número de bases operacionais da nova UPP serão definidos após reconhecimento do terreno pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).
A Polícia Militar, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego da Prefeitura (CET-Rio) e da Guarda Municipal, fechará, a partir das 2h 30min da madrugada de domingo, as principais vias de acesso no entorno da Rocinha e do Vidigal: Estrada Lagoa-Barra (nos dois sentidos), Av. Niemeyer, Estrada do Joá, Rua Marquês de São Vicente e Estrada das Canoas.
A Operação Choque de Paz foi precedida de diversas ações das forças policiais em várias comunidades desde o início do mês de novembro. Essas ações tiveram vários objetivos:
A Operação Choque de Paz conta ainda com bloqueios da Polícia Rodoviária Federal nas principais saídas do Rio e ações de inteligência da Polícia Federal. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro montará um hospital de campanha com seis leitos na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha. Os Bombeiros terão também três ambulâncias avançadas, que ficarão em frente à quadra, somando um efetivo total de 15 homens à disposição da Operação Choque de Paz.
Vários órgãos públicos dão apoio direto à ação policial de ocupação de Rocinha e Vidigal.
Outros órgãos públicos que irão trabalhar no fim de semana dando apoio à Operação Choque de Paz são: