Salvador

DEFESA CIVIL RECEBE 34 SOLICITAÇÕES EMERGÊNCIAS NESTE SÁBADO NUBLADO

vide
| 12/11/2011 às 12:01

A Defesa Civil de Salvador (Codesal), recebeu, até às 11h44 deste sábado (12), 34 solicitações de emergência. Foram oito ameaças de desabamento de imóvel, quatro ameaças de deslizamento de terra, uma árvore caída, uma avaliação de imóvel alagado, três desabamentos de imóvel, dois desabamentos de muro, dois desabamentos parciais e 13 deslizamentos de terra. Não há registro de feridos. A Codesal continua de plantão durante 24 horas através do número 199, ligação gratuita.

O tempo estará instável no final de semana prolongado, que conta com o feriado da Proclamação da República, no dia 15, segundo informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema).

A previsão para Salvador e região metropolitana, entre os dias 11 e 15, continua sendo influenciada pelo calor e umidade que vêm do Oceano Atlântico, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

A temperatura permanecerá instável, com mínima de 20°C e máxima de 30°C. A variação contribui para a ocorrência de eventos isolados de chuvas mais intensas, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

A menor temperatura do Estado será de 16°C em Morro do Chapéu, Mucugê, Piatã e Vitória da Conquista, e máxima de 34°C, em Barra, Ibotirama, Juazeiro e Paulo Afonso.

Praias - Das 34 praias avaliadas pelo Inema, 12 estão impróprias para o banho neste fim de semana em Salvador e Região Metropolitana.

Os banhistas devem evitar as praias de São Tomé de Paripe (No meio da praia), Penha (Em frente à Igreja N. S. da Penha), Bogari (Em frente ao Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Família), Porto da Barra (Em frente à Rua Cezar Zama), Ondina (Em frente à Rua Ademar de Barros), Rio Vermelho (Em frente à Igreja N. S. Santana), Pituba (Em frente à Rua Paraíba), Armação (Em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (Em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (Em frente ao posto Salva Vidas Patamares) e Buraquinho (Em frente a barraca de praia Chalé). Nas demais praias, as condições são normais.

O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras em 30 praias de Salvador, mais quatro praias de Lauro de Freitas, durante cinco semanas.

No entanto, vale lembrar, que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso, pois as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.