Salvador

PROJOVEM TRABALHADOR FORMA TURMA COM 800 NOVOS PROFISSIONAIS NA BAHIA

vide
| 09/11/2011 às 12:09
Solenidade com presença do govenador Wagner aconteceu em Salvador
Foto: Manu Dias

"Espero que esse momento represente uma abertura de oportunidades para vocês, principalmente na fase em que vive o nosso país atualmente", disse o governador Jaques Wagner, agora há pouco, no Gran Hotel Stella Maris, durante a solenidade de entrega de certificação a 800 jovens que ganharam qualificação profissional através do Projovem Trabalhador, um programa do governo federal em parceria com o Estado, que visa ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e oferecer formação profissional para o ingresso no mercado de trabalho.

Realizado por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a solenidade contou com a participação de mais de mil pessoas envolvidas no programa, que conta com investimento total de R$ 16 milhões, dos quais R$ 1,6 milhão de contrapartida do Estado. Nesta etapa, foram oferecidos mais de nove cursos, entre os quais telemarketing, atendente de farmácia, recepcionista de hotel, pedreiro e auxiliar administrativo.

A meta do governo baiano é certificar um total de 10 mil jovens até o próximo ano. Até agora, 8.600 jovens estão recebendo qualificação profissional em 115 municípios baianos nas áreas de administração, agroextrativismo, alimentação, arte e cultura, comunicação, construção civil, esporte e lazer, metal mecânica, pesca, psicultura, turismo e vestuário. Podem participar do programa jovens com idade entre 18 e 29 anos, desempregados, pertencentes a famílias com renda per capita de até um salário mínimo. Outro requisito exigido é que o jovem esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental ou ensino médio, mas sem cursar o ensino superior.



____________________