A partir de 2012 já é possível cursar o programa High School na Bahia sem sair do país. Através da parceria com a Texas Tech University, o Colégio Villa Lobos passará a contar com um diferencial: o aluno terá a oportunidade de estudar o currículo brasileiro e americano na própria instituição, o que permite a certificação com dupla titulação de educação básica.
O investimento previsto é de R$ 350 mil, entre aquisição de equipamentos, recursos humanos, divulgação e convênio.
O estudo do High School começa no 9º ano do Ensino Fundamental e vai até o 2º ano do Ensino Médio. Ao optar pelo programa, o aluno cursará as disciplinas do currículo brasileiro pela manhã e, no período da tarde, estuda as disciplinas do currículo americano que não são ensinadas no Brasil, como Oratória (Speech), Literatura Inglesa, Economia, História Norte-Americana e Política.
Para cursar o High School, o aluno necessita realizar uma prova para avaliar o nível de conhecimento em inglês. As aulas acontecem com professores de língua nativa inglesa, o que permite ao estudante ter um aprendizado da língua culta que dá acesso direto à instituições de ensino superior dos Estados Unidos e Europa. Dessa forma, o aluno brasileiro pode concorrer em pé de igualdade não apenas com os estudantes desses países, como também de todo o mundo.
"A idéia de podermos oferecer aos nossos alunos a vivência do High School significa, além da dupla certificação, a vivência de novos saberes. Ter durante três anos contato diário com professores nativos assegura uma proficiência do domínio do idioma que é o desejo de todos num mundo globalizado. Por tudo isso, acreditamos no sucesso desse novo produto educacional", explica a diretora pedagógica Isabela Rebouças.
A Texas Tech University (Lubbock, TX, EUA), que atua em parceria com escolas brasileiras desde 1999, é a responsável pelo programa do curso e pelos materiais didáticos. A universidade, fundada em 1923, oferece 123 cursos de graduação, 105 de mestrado e 57 de doutorado, com aproximadamente 33 mil alunos.