Salvador

COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR GANHA MEMORIAL NO PRÓXIMO DIA 17

vide
| 08/11/2011 às 11:18

Construído pelo artista plástico baiano Rui Santana, um ex-aluno, será inaugurado às 15 horas do dia 17 de novembro, nas dependências do Colégio Militar de Salvador - no pátio onde acontecem as formaturas e estão os bustos de Duque de Caxias e Maria Quitéria - localizado na Pituba, o Memorial do Ex-aluno Falecido.

A idéia desta homenagem foi do professor (de Educação Física) Jayme Saldanha, fisicultor do Bahia e do Flamengo e integrante da comissão técnica comandada pelo treinador paraguaio Fleitas Solich, nos anos 70 do século passado.


"Conversei com o coronel Heitor Leite, comandante do Colégio Militar, sobre o assunto e ele prontamente aceitou minhas argumentações, passando a incumbência da construção do memorial para Rui Santana, artista plástico dos mais conceituados no estado e também, como eu, com raízes no CMS", explicou Saldanha, aluno da turma pioneira de 1957, quando a escola era ainda em Pitangueiras.

Além de autoridades militares, estão sendo convidados para a solenidade antigos alunos e familiares de estudantes do CMS já falecidos. "Diversos ex-alunos do Colégio Militar de Salvador são destaques em diversas atividades", ressalta Saldanha, ao relacionar, dentre outros nomes, os do general Helito Siqueira, primeiro general quatro estrelas oriundo do CMS e ex-comandante da VI Região Militar, o ex-governador César Borges, o vice-almirante Arnon Barbosa, ex-comandante do II Distrito Naval, e Mário Gordilho, ex-presidente da Conder.