Um memorial em homenagem a ex-alunos já falecidos - membros do tradicional Colégio Militar de Salvador, ligado ao Exército Brasileiro -, será inaugurado no próximo dia 17 às 15 horas na sede da Avenida Paulo VI, na Pituba. O esforço concentrado entre os atuais estudantes, direção da escola, amigos e parentes tem como objetivo resguardar a memória da instituição e resgatar parte da sua história, uma vez que o colégio ainda é um dos mais importantes do país, pela sua excelência no ensino e resultados no âmbito social.
Segundo os organizadores, a escola foi fundada em 1957 e desta primeira leva de 150 alunos surgiram importantes nomes em diversos segmentos profissionais da Bahia, alguns dos quais já falecidos e que merecem ser imortalizados pelo pioneirismo e exemplo para as gerações subseqüentes.
O memorial será referendado por um trabalho especial confeccionado pelo artista plástico Ruy Santana, em que as gerações se encontram. A importância da escola - que até hoje forma não somente elementos para o corpo do Exército, mas também para as várias áreas profissionais - pode ser medida por sua grande procura quando da abertura das matrículas no início do ano letivo. O Colégio Militar de Salvador sempre foi referência e guarda na memória o fato de seus alunos, dentre os quais o professor de Educação Física Jayme Saldanha (reconhecido nacionalmente como ex-diretor técnico do Bahia e do Flamengo) terem sido durante anos os destaques da Olimpíadas da Primavera, que reunia as escolas baianas em disputas esportivas.
Um fato que até hoje orgulha ex-alunos e estudantes das novas gerações é a participação, representante a instituição do Colégio Militar, de componentes do corpo do alunado na inauguração de Brasília em 1960, a convite do presidente Juscelino Kubitschek.
SERVIÇO
Inauguração Memorial
Data: 17 novembro 2011
Hora: 17 horas
Local: Colégio Militar Avenida Paulo VI - Pituba
Contato: Jayme Saldanha - organizador 71 9975 9876/ 3181 2228