Salvador

CACULÉ AMPLIA PROGRAMA MUNICIPAL FAMILIA ACOLHEDORA COM NOVAS ADESÕES

veja
| 05/11/2011 às 11:21
Melhor amparo à familia é o objetivo do programa
Foto: DIV

O programa municipal Família Acolhedora, desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS desde 2009, é um serviço de proteção integral às crianças e aos adolescentes em situação de risco, por meio de abrigo em família substituta (denominadas no programa por famílias acolhedoras) a fim de garantir os seus direitos conforme preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Paralelamente, as famílias biológicas (denominadas no programa de famílias de origem) contam com atendimento psicossocial, com o objetivo de promover a reestruturação familiar e assim, reunir as condições necessárias para reintegração da criança ou adolescente, que deve acontecer em período determinado.

Em outubro, foi comemorada a ampliação desse exemplo de programa social, com a capacitação de novas famílias acolhedoras. Em 2 anos, o Família Acolhedora já atendeu 20 crianças; hoje Caculé conta com quatorze famílias acolhedoras e dez crianças acolhidas. Esse programa que engloba total apoio às crianças/ adolescentes, às famílias acolhedoras e de origem, com atendimento multidisciplinar dos profissionais do CREAS, que inclui visitas domiciliares, acompanhamento psicossocial, assistência jurídica, encontros semanais entre as famílias acolhedoras e de origem, dentre outros apoios sociais que atuam em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, contemplando principalmente os objetivos de número 1 e 4: Acabar com a Fome e a Miséria e Reduzir a Mortalidade Infantil. Essa prática foi inscrita na 4ª edição do Prêmio ODM Brasil.


Os Interessados em participar do programa, devem procurar o CREAS, na Rua Tenente José Raimundo de Castro, nº 355, para maiores informações sobre os pré-requisitos para se tornar uma Família Acolhedora. As famílias acolhedoras passam por processo de cadastramento, com entrevista, avaliação psicossocial, capacitação e acompanhamento.