A ViaBahia, concessionária que administra a BR 324 (estrada Salvador/Feira), admite que a rodovia apresenta uma série de problemas estruturais que só serão resolvidos a médio e longo prazo. Em audiência realizada na manhã desta sexta-feira (4), no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria, a concessionária informou que vai continuar trabalhando nos próximos 30 dias para a conclusão de projetos e implantação de passarela.
O diretor superintendente da Via Bahia, José Carlos Fernandes, declarou que a lentidão no trânsito é uma decorrência da obra, já que não há condição de os serviços serem executados à noite. Segundo ele, os trabalhos demandam a interdição de uma das faixas para cumprir as obras.
A reunião contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), assessor técnico do colegiado de Infraestrutura da Bahia, Luiz Henrique, representando o senador Walter Pinheiro, deputados estaduais Carlos Geilson, Graça Pimenta, José Neto e José de Arimatéia, além de vereadores.
LIDER DA MAIORIA
O líder da Maioria na Asssembleia, deputado Zé Neto (PT) questionou: "Por que a Via Bahia não oferece uma via alternativa para que a população não sofra com as intervenções? O que a população pode esperar da concessionária até dezembro, já que no final do ano o fluxo tende a aumentar?",
"Estamos em um estado de direito. A empresa precisa somente cumprir o que diz o contrato. Caso contrário podem perder a concessão", apontou.
O parlamentar ainda pôs em pauta questões como trafegabilidade, agilidade nos resgates em casos de acidentes com vítimas, e também a remoção de veículos danificados, que também causam engarrafamentos, podendo provocar novas colisões. Ele voltou a frisar a necessidade de aquisição de mais equipamentos, melhoria na
qualidade do asfalto e na sinalização.
"Nós recebemos bem a todos que chegam à Bahia. A Via Bahia chegou, nos reunimos várias vezes buscando solucionar os gargalos, mas agora chegou a hora do tudo ou nada. Os investimentos precisam ser feitos. O que queremos é o cumprimento do previsto no contrato. Se a concessionária não tem condições, que entregue o contrato para a segunda colocada ou que suspenda a cobrança de pedágios. Do jeito que está, não vai ficar", frisou o líder governista, que aproveitou para relembrar que, apesar da concessão ser federal, o Governo do Estado vai tomar medidas mais rígidas para uma solução imediada. "O povo não aguenta mais sofrer com isso. A situação é, realmente, desgastante, estressante," concluiu ao lembrar um dos engarrafamentos de grande proporção que parou por horas os dois sentidos da BR 324, no último dia 24, fruto de protestos por parte da população.
Na oportunidade, os representantes da ANTT e Via Bahia foram questionados inúmeras vezes sobre as medidas que serão adotadas para solucionar os problemas da BR-324. No que se refere ao surgimento de inúmeros buracos na rodovia, Fernandes explicou que a solução é recuperar o pavimento.
"Mas para isso precisamos de cinco anos. Sobre a construção de acostamento na rodovia, os trabalhos iniciais só previam a recuperação, e a disponibilidade de uma via alternativa não faz parte do objeto do contrato. Quanto a aquisição de um helicóptero em casos de emergência, estamos vendo essa questão internamente", disse o diretor superintendente.
O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez, destacou que as condições da BR-324 têm trazido prejuízos ao Governo Municipal, pois há dificuldades para ter acesso à Salvador e participar de audiências, firmar contratos e assinar protocolos. "A quem cabe honrar estes prejuízos? Temos muita dificuldade para manejar com o pessoal que trabalha na Via Bahia. O pessoal é despreparado e não resolve nada. Então, o problema também está no funcionamento do pedágio", considera o prefeito.
O gerente da ANTT, Deuzedir Martins, esclarece que caso não sejam executadas as obras necessárias para a rodovia, haverá inexecução por parte da concessionária. "A partir daí será aberto um processo e a Via Bahia estará sujeita a penalidades e multas. A preocupação da ANTT é melhorar rapidamente a rodovia. Tomamos conhecimento dos buracos surgidos e estamos cobrando ações imediatas da Via Bahia", assegura.
Durante a audiência, Martins também disse que autorizou a duplicação do Anel de Contorno (Avenida Eduardo Fróes da Mota) nos trechos norte e oeste, e deve aprovar o projeto de duplicação do trecho sul na próxima