(Por Limiro Besnosil)
A aplicação dos recursos municipais na área de saúde em 2012 será debatida nesta sexta-feira, 4, a partir das 9 horas, durante audiência pública, marcada para o auditório do Ed. Bahia Center, anexo da Câmara de Salvador. A reunião faz parte do processo de tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e será dirigida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), vice-presidente da Comissão de Saúde na CMS. Foram convidados representantes das secretarias Estadual (Sesab) e Municipal de Saúde (SMS), Ministério Público Estadual (MPE) e Conselho Municipal de Saúde.
Colega comunista de Aladilce, Olivia Santana marcou também para esta sexta, das 8h30min às 18 horas, no Uruguai, a segunda edição do projeto de incentivo ao livro e à cultura da leitura Bairro Leitor, com as presenças dos cantores Tatau e Margareth Menezes. A inciativa, sucesso no Engenho Velho de Brotas, em 29 de outubro passado, visa democratizar o acesso à leitura e à cultura, além de valorizar e propagar as produções artísticas de cada bairro participante.
Núcleo para leitura
Olívia lembra a Bienal do Livro, maior evento literário do estado, em realização no Centro de Convenções para anunciar sua pretensão de implantar um núcleo de fomento à leitura e promover parceria entre o Poder Público e a sociedade civil, através de entidades comunitárias, ONGs e a iniciativa privada.
Para viabilizar a ideia, a vereadora promoveu, durante todo o mês de outubro, uma campanha de arrecadação de livros. Foram obtidos cerca de 500 livros novos e seminovos, dicionários e gramáticas. Além da distribuição de exemplares para as crianças, estão previstos desfiles de fanfarras, oficinas, brinquedoteca, incentivo à leitura de jornais, contadores de história, recitais de poesias e sorteios.
O Bairro Leitor no Uruguai é uma realização conjunta da Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, do Grupo Cultural União e da Federação de Samba Duro Junino da Bahia. Conta com o apoio também da Secretaria de Educação, Fundações Gregório de Matos e Pedro Calmon, Projeto Emredando Leituras, Sindicato dos Metalúrgicos, Unegro, Faculdade da Cidade do Salvador e colégios Antônio Vieira, Miró, Módulo Criarte, Isba e Oficina.