Salvador

PREFEITURA DE FEIRA CONTESTA NÚMEROS DA MATÉRIA DE VEJA SOBRE IDEB

VIDE
| 31/10/2011 às 23:02

Os números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apresentados na edição semanal da revista Veja não condizem com a atual realidade de Feira de Santana. O índice apresentado na edição "Especial Cidades" diz respeito ao período compreendido entre os anos de 2007 a 2009.

A avaliação é feita a cada dois anos e leva em consideração o rendimento escolar dos estudantes (taxa de aprovação, reprovação e o abandono) e as médias de desempenho na Prova Brasil. A projeção para o ano de 2009 foi de 3.2, mas o conjunto das escolas atingiu o índice 3.5 - avaliação superior à meta projetada pelo Ministério da Educação (Mec). A projeção do Mec para 2011 é de 3.6.
 
A revista Veja apontou como uma das principais causas para o baixo índice do IDEB na rede pública de ensino a precariedade da estrutura física das escolas em várias partes do país.

Mas esta realidade deve mudar. Entre os anos de 2009 e 2011, o atual Governo Municipal já conseguiu recuperar/ampliar cerca de 170 escolas, além de inserir no cotidiano dos alunos informática, com a implantação de centros digitais e a instalação de lousas eletrônicas em várias unidades de ensino. Os alunos também passaram a receber fardamento completo e material escolar.

O Governo Municipal implantou, ainda, programas de incentivo à leitura a exemplo de "Planeta Leitura - Ziraldo e Seus Amigos", com a distribuição de livros aos estudantes de 1º, 3º e 5º anos de todas as escolas municipais.


Cerca de 4 mil crianças que cursam a educação infantil também estão sendo beneficiados com o programa Paralapracá. Os kits com livros de literatura infantil, CDs e material didático foram distribuídos através de parceria firmada com o Instituto C&A. A Prefeitura também implantou nas escolas da rede municipal de ensino, desde setembro de 2009, o programa A Tarde Educação, onde os jornais são utilizados pelos professores como fonte de conhecimento nas mais diversas áreas e complemento ao conteúdo pedagógico.