O secretário Municipal de Cultura, Antônio Lírio, lembra que a construção é o único prédio do município tombado pelo IPHAN. "Temos o dever de cuidar e buscar todos os apoios para a realização da obra e a preservação desse patrimônio que é um dos mais importantes no país nesse estilo". Para ele a igreja faz parte da cultura local, independente de questões religiosas.
Para o padre Jair Arlêgo, responsável pela paróquia, a restauração do telhado da igreja é indispensável. "Com a ação do tempo pedaços de telhas e madeiras estão caindo, podendo causar acidentes e quando chove a igreja fica com goteiras que molham as obras e objetos", afirma. Ele também lembra a importância e dedicação da gestão municipal para que a reforma seja feita. "Com a ajuda do secretario Lírio, fomos até o IPHAN solicitar a visita dos técnicos para eles avaliarem e verem a situação real no prédio".
Os técnicos de restauração de obras de arte do IPHAN, Solange Souza e Joel Veloso, que realizaram a vistoria na igreja, disseram que o trabalho do instituto é vistoriar e verificar a situação das peças e a partir daí verificar se a restauração é realmente necessária. Eles lembraram que além de liberar a restauração, o IPHAN auxilia e dá todo apoio possível para manter a cultura intacta, disponibilizando técnicos e arquitetos qualificados.