Salvador

VELHO REPETECO: CHOVE E RUAS DE LAURO ALAGAM AS LOJAS E RESIDÊNCIAS

veja
| 21/10/2011 às 19:05
Ruas alagadas em Lauro de Freitas com as chuvas do pré-verão
Foto: João Raimundo

As chuvas que atingem Lauro de Freitas desde ontem (quinta-feira) provocam alagamentos em algumas localidades, com destaque para as avenidas Luís Tarquínio e Mario Epinghaus, e a localidade de Boca da Mata, em Portão. Apesar da intensidade e Dos ventos fortes, não há registro de ocorrências graves no município.
 
A Defesa Civil atendeu 20 chamados até o final da manhã de hoje. Entre eles, a ameaça de desabamento de dois muros e destelhamento de duas casas. A maioria são solicitações de poda de árvores. A Rua Leonardo R. da Silva, ao lado da Belo Ferragens, onde estão sendo realizadas obras de drenagem, foi interditada pela Secretaria de Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).


"Ano passado a água chegou a invadir a loja. A nossa expectativa é que a situação melhore quando a prefeitura finalizar as obras de drenagem" - avaliou o comerciante Antônio Santos, que trabalha há cinco anos numa loja de material de construção na Luís Tarquínio. O morador da Rua André Luís da Fonte, transversal da Luís Tarquínio, relatou que obras de pavimentação resolveram o problema de empoçamento na via. Já para o morador da Lagoa da Base, Afrânio Silva Reis, parte da culpa dos alagamentos é da própria comunidade. "Falta conscientização dos moradores que jogam lixo nas valas, entupindo os canais de escoamento".  


A falta de planejamento histórica e as ocupações irregulares também contribuem com os transtornos em períodos de chuva. Para resolver este que é um dos principais desafios da administração local, segundo a prefeita Moema Gramacho, estão em curso projetos como o desvio do Canal dos Irmãos. Trata-se de uma intervenção orçada em R$ 6,5 milhões que levará diretamente ao Rio Joanes parte da água que hoje atravessa o Centro. A obra inclui revitalização de duas lagoas, que servirão como regularizadoras do fluxo, e a construção de 1500 metros de canal em concreto. Também está sendo realizada a macrodrenagem da Avenida Luiz Tarquínio, que compreende investimento de R$ 2,5 milhões.


Entre as obras emergenciais mais importantes já realizadas, estão a contenção de encostas no Parque Mangueiras de Ipitanga, no Alto da Itinga e Jardim Metrópole (Itinga) e no Jardim União, em Vila Nova de Portão. Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza a limpeza de rios, córregos e canais a fim de aumentar a vazão das águas pluviais.

A Defesa Civil e secretarias de Serviços Públicos e Infraestrutura estão em alerta e podem ser contatados pelos telefones  3288-8628, 9982-7223 e 9674-8223.