Além da realidade do atendimento precário no Hospital de São Desidério, outra questão de saúde pública desassistida pelos governantes e sofrida pelo povo, é o esgoto a céu aberto, espalhado por todo município, propício para o surgimento de inúmeras doenças, desconfortos com os fortes odores e pernilongos.
Nem mesmo medidas que venham á amenizar a situação são tomadas, como limpezas periódicas, e a obra de esgotamento sanitário, que seria a solução do problema.
Um dos moradores vitima do descaso municipal, relatou sua difícil e obrigatória convivência com o esgoto.
"Moro há quinze anos nesta rua onde o esgoto sempre passou neste canal, durante este tempo, poucas vezes foi feita uma limpeza pela prefeitura, o fedor e a sujeira estão insuportáveis, foi preciso eu mesmo limpá-lo, a chuva também empurrou um pouco do lixo. Esta situação nos prejudica muito por causa do mosquito da dengue, muriçoca e tudo de ruim pode nos acontecer através da exposição de toda esta imundice. Eu gostaria que o prefeito pelos menos mandasse fazer uma limpeza aqui todos os meses, e que cobrisse esse canal, da nojo para nós que moramos nestas proximidades, não podemos nem almoçar tranquilamente devido ao mau cheiro constante", desabafou o senhor Claudionor de Souza Nô de 68 anos. (SDMania)