Salvador

DEPUTADO FAZ MOÇÃO NA ALA PELOS 50 ANOS DE CONCEIÇÃO DO JACUIPE

VIDE
| 20/10/2011 às 21:25
 Jubileu de Ouro de Conceição do Jacuípe, ou Berimbau, como o município é chamado por grande parte dos seus habitantes, foi homenageado pelo deputado Augusto Castro (PSDB), através de Moção de Congratulação. O município comemora 50 anos de emancipação, alcançada em 20 de outubro de 1961, quando o então governador Juracy Magalhães assinou a Lei nº 1531, desmembrando o povoado Berimbau do município de Santo Amaro.


Em sua Moção, Augusto Castro destaca que a confusão em torno dos dois nomes começou desde 30 de dezembro de 1953, quando foi assinada a Lei nº 628, que mudou o nome do povoado de Feira do Berimbau para Conceição do Jacuípe. Seria uma homenagem à santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição e ao nome do rio Jacuípe.

O deputado ressalta que, ao longo dos 50 anos de emancipação já houve tentativas de restabelecer o nome original para Berimbau, sem sucesso. Em sua opinião, justo seria, ao comemorar o seu Jubileu de Ouro, que fosse realizado um plebiscito para saber o que realmente deseja a população local: retomar o antigo (mas vigente informalmente) Berimbau ou permanecer como Conceição do Jacuípe, como lhe foi atribuído desde a emancipação do município.


Localizado a 94 km de Salvador e 25 km de Feira de Santana, Berimbau - Conceição do Jacuípe integra a 2ª Região Administrativa de Feira de Santana e o Eixo de Desenvolvimento Recôncavo. Tem uma área total de 117,53 km² e uma população de 30.123 habitantes. Nessas cinco décadas Berimbau-Conceição do Jacuípe também passou por outras mudanças. Como antes da emancipação integrava o município de Santo Amaro, era considerado como parte do recôncavo baiano. Quando da criação dos Territórios de Identidade, por não ter as características inerentes ao recôncavo e sim do sertão, passou a fazer parte do Território Portal do Sertão.


A Moção de Congratulação do deputado Augusto Castro relata que, segundo historiadores, o povoamento do território de Berimbau - Conceição do Jacuípe teve início no século XVII, por portugueses que ali se estabeleceram, instalando engenhos e desenvolvendo a cultura da cana-de-açúcar. A partir da instalação de uma casa comercial, formara-se o arraial de Baixa do Jacuípe, em 1898. O nome se deu por localizar-se numa baixada onde nasce o Rio Jacuípe, destacando-se como um dos principais rios da região norte do Recôncavo. Quando começou a feira livre, em 1914, que servia para a comercialização de pequenos produtos, sendo visitada por violeiros, pandeiristas, tocadores de berimbau nome foi mudado para Feira do Berimbau.