(Por Limiro Besonosik)
A situação de camelôs, barraqueiros e outros pequenos comerciantes durante a Copa 2014 em Salvador será discutida nesta quinta-feira, 20, durante sessão especial realizada na Câmara Municipal. Foram convidados para a reunião todos segmentos interessados no assunto, incluindo o presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (Luis Mesquita Baqueiro) e os secretários da Copa municipal (Leonel Leal) e estadual (Ney Campelo).
De acordo com o vereador Sandoval Guimarães (PMDB), solicitante da audiência, é preocupante a criação de zonas de exclusão em torno da Arena Fonte Nova, como aconteceu em outras Copas, mantendo os vendedores informais longe das possibilidades de negócios do evento. Além disso, argumenta o peemedebista, como controlar o acesso dessas pessoas? Será necessário o uso de força policial?
Ele lembra a verdadeira "invasão" experimentada pela capital baiana durante o Carnaval, quando milhares de indivíduos acorrem para aproveitar as oportunidades oferecidas pela presença de foliões e turistas. "Como gerenciar tudo isso?", questiona.
Seminário em Periperi
Ainda no âmbito da Copa 2014, neste sábado, 22, será realizado o 2º Seminário Regional, no Esporte Clube Periperi, das 9 às 12 horas, para continuar as discussões sobe os legados a serem deixados pelo evento internacional para a cidade. A promoção é da Comissão Especial de Acompanhamento dos Empreendimentos da competição da Câmara Municipal, presidida também por Sandoval.
O vereador espera despertar interesse público parecido com o do Fórum da Copa, realizado em 25 de agosto, no Centro de Cultura do Legislativo, que atraiu cerca de 800 pessoas e representantes de 584 entidades comunitárias.
Os seminários, informou ele, complementam o Fórum da Copa, cujo resultado final foi a elaboração da Carta do Povo de Salvador. "O momento é de aprofundar cada vez mais as discussões com as comunidades de nossa cidade e focar as demandas relacionadas ao legado da Copa de 2014", destacou.
Outros debates regionais já estão programados. O terceiro ocorrerá em 19 de novembro, em Cajazeiras, em local a ser definido. Fechando a programação, em 17 de dezembro, a comunidade envolvida será a do Centro Histórico.