vide
Vários barcos participam da procissão pelas águas do Rio Joanes
Foto: João Raimundo
Ppescadores, marisqueiras e ribeirinhos prestaram homenagens a São Francisco de Assis neste domingo (16), em Buraquinho. A celebração foi iniciada às 10h, com missa na igreja do santo que, além de protetor dos animais, é o padroeiro dos pescadores no Litoral Norte da Bahia.
Depois a procissão seguiu com o andor, primeiro em terra e depois pelo rio Joanes, em cerca de dez barcos, até sua foz. Intercalando canções sagradas e profanas, a banda traduzia o caráter sincrético do festejo.
"O que achei mais extraordinário foi ver tanta harmonia na união de dois cultos tão distintos: o cristão e o candomblé" - destacou a portuguesa Maria João, que acompanhava a festa pela primeira vez. O evento foi organizado pela colônia de pescadores de Buraquinho com apoio da prefeitura de Lauro de Freitas.
O presidente da colônia Jonas Tomáz dos Santos, popular Touro, explicou que o padroeiro dos pescadores é São Pedro. No entanto, a tradição local acolheu São Francisco de Assis por influência dos D'Ávilas, devotos do santo, proprietários da região durante séculos.
"Representa muita fé e, por isso, é um momento de muita alegria para nós" - definiu Touro. O secretário municipal de Cultura, Antônio Lírio, destacou a importância da cultura ligada à pesca, que "não se resume a meio de sobrevivência, mas revela a identidade mais forte do nosso povo". Ele considera a festa de São Francisco, que integra o Calendário Oficial de Eventos, como uma das mais expressivas manifestações do município. "Chova ou faça sol, não pode deixar de acontecer".