Salvador

DOAÇÃO ÁREA PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BARREIRAS PARA SHOPPING É POLÊMICA

vide
| 15/10/2011 às 11:07
Construido na gestão Baltazarino, filha do político faz protesto
Foto: ZDA
   Líderes políticos, representantes de diversas organizações não governamentais, comerciantes, servidores públicos, profissionais liberais e dezenas de cidadãos comuns se reuniram na noite da últimaquinta-feira (13/out), no auditório de uma faculdade, em Barreiras,para tratar da possível doação da área do Parque de Exposições da cidade.

Contrários à iniciativa da atual gestão municipal, que tenta passar para a empresa pernambucana Plus Empreendimentos parte da gleba para construção de um shopping center, os presentes ao encontro prometerão impedir, na próxima terça-feira, a tramitação do projeto na câmara de vereadores, transformando à causa numa
verdadeira cruzada. (ZDA)

   NA CÂMARA

   Entrou em tramitação na câmara de vereadores de Barreiras, na última terça-feira, Projeto de Lei de autoria da prefeita Jusmari Terezinha, chefe de poder executivo, que trata sobre a doação de oito hectares do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.

   Segundo a proposta, a empresa pernambucana Plus Empreendimentos receberá a gleba para construção de um shopping center, em contrapartida construiria um novo parque de exposições - capaz de abrigar também o carnaval de Barreiras, ambos na saída para Riachão das Neves, além de se comprometer em edificar o "Parque da Cidade", área verde na parte remanescente do Parque de Exposições.

  PATRIMÔNIO DA CIDADE DIZ
  FILHA DE BALTAZARINO

   Ao tomar conhecimento do desejo da atual Prefeita em vender o Parque de Exposição, busquei fazer uma reflexão sobre o que motivaria um gestor a vender um patrimônio de tão grande importância para nossa história.

 

  O Parque de Exposição foi idealizado e construído pelo ex-prefeito Baltazarino Araújo Andrade, que em 1975, já sabia a importância que teria o Parque de Exposição, não só para Barreiras, mas também para toda região Oeste da Bahia.

 

  Ao entregar o Parque ao povo de Barreiras, Baltazarino realizava ali, segundo ele próprio, a mais importante obra do seu governo. A realização que mais lhe proporcionou alegria como cidadão e homem público.

 

  O Parque de Exposição e sua privilegiada localização, são lembranças e histórias que somente quem ama Barreiras, sabe a importância do que estou aqui relatando.

 

   Barreirenses aqui nascidos, ou que adotaram Barreiras como a sua terra, vamos nos unir para impedir que aquela, que nada fez, uma obra se quer construiu, venda o patrimônio e a historia de Barreiras.

 

  Todos os prefeitos que tiveram a honra de administrar Barreiras deixou uma obra, uma ação que ajudou nossa cidade. Mas a atual prefeita, não fez outra coisa se não acabar com a alegria e a autoestima do nosso povo.

 

  Sabemos que a atual gestora se orgulha de ter praticado varias agressões. Mas a venda do Parque é com certeza, a mais grave de todas as suas crueldades. Pois de uma só vez, ela agride e desrespeita a memória, a história e a dignidade do povo de Barreiras.

 

  Em nome da memória do meu saudoso pai, Baltazarino Araújo Andrade, venho pedir a cada um de vocês, que amam de verdade a nossa terra, que não deixem o Parque ser vendido.

 

  Maria Virginia Araújo Andrade Oliveira (Ginja)