O Prefeito João Henrique convocou seus secretários para reunião no Palácio Thomé de Souza, nesta terça-feira, 11, com o objetivo de determinar a execução de ações articuladas entre os órgãos municipais, atendendo demandas especificas de cada bairro da capital baiana.
"Nós queremos otimizar os serviços segundo as necessidades de cada região da cidade, por isso, nada melhor que atuarmos de forma coordenada, seguindo as prioridades pontuadas pela população", explica o prefeito.
O projeto, denominado Prefeitura nos Bairros, vai potencializar a prestação de serviços, no âmbito da cada secretaria, garantindo mais agilidade e melhor atendimento à população.
O primeiro bairro contemplado será o de Itapuã, cujas atividades começam nesta semana, com a presença da Ouvidoria Geral do Municipal, fazendo o mapeamento das demandas da população. Ao final do mês, os órgãos operacionais e administrativos atuarão no bairro oferecendo os serviços de forma articulada em duas frentes: a de rua, com a ação dos órgãos operacionais; e a frente administrativa, levando serviços burocráticos.
Serviços
A Secretaria de Transportes e Infraestrututra (Setin), através de suas superintendências, irá potencializar os serviços de tapa-buracos, recapeamento asfáltico, limpeza de canal, limpeza de rede, jateamento, limpeza de caixa de sarjetas, poda de árvores, manutenção e reforma de praças, cadastramento e instrução da população residente em área de risco, além da coordenação de trânsito.
Já a Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) irá reforçar os serviços de iluminação pública, substituição de lâmpadas, organização do mercado informal, e, através da Limpurb, a retirada de materiais inservíveis e de resíduos sólidos, troca e instalação de contentores e papeleiras, pintura do meio-fio e roçagem.
Outros órgãos presentes na ação são as secretarias de Trabalho, Ação Social e Desenvolvimento do Cidadão (Setad) que fará nos bairros abordagem às pessoas em situação de rua e o balcão para cadastro de empregos; de Saúde (SMS), participando com a promoção de campanhas educativas; da Reparação (Semur), atuando no combate ao racismo. A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) levará o projeto Rua de Lazer, além de atividades educacionais e culturais.
Órgãos com serviços administrativos também participam do projeto. É o caso da Superintendência de Controle e Ordenamento de Uso do Solo (Sucom) que levará aos bairros os serviços de liberação de alvarás, pré-licenciamento de pequenas empresas, processo de licenciamento de publicidade e registro de queixas sobre a poluição sonora e da Secretaria da Fazenda, que disponibilizará um posto avançado dos Programas de Recuperação Fiscal (Refis).