O prefeito Abade salientou a importância de o projeto da universidade estar acima dos interesses políticos e partidários. "Hoje é um dia de festa. Estamos aqui despojados de nossas bandeiras partidárias para discutirmos um projeto excepcional, que irá mudar a vida de milhares de pessoas", assinalou.Abade lembrou que sua administração sempre valorizou o ensino superior como forma de melhorar a vida das pessoas. "Em 2009 nós iniciamos uma parceria com o IFBA [Instituto Federal da Bahia] e desapropriamos uma área de sete mil metros quadrados para a implantação de três cursos superiores", informou.
A secretária ressaltou que a UFSB não veio para fragmentar outras instituições já existentes na região, como a Uneb e o IFBA, "mas para fortalecer os cursos já existentes e criar novas opções para nossos alunos". Dilza voltou a alertar os professores sobre a importância de trabalhar todos juntos para melhorar o nível do ensino público no município. "Essa universidade é um grande presente, mas é também uma grande responsabilidade. Conclamamos nossos professores a se esforçarem ainda mais para que nossos alunos de Porto Seguro consigam entrar nessa universidade", destacou.
Contexto social
A primeira audiência pública contou ainda com a participação de professores e gestores de outras instituições de ensino, como o professor Francisco Cancela,da Uneb, professor Ednaldo, do Campus de Teixeira de Freitas e Dinalva Melo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Eles falaram da experiência desenvolvida em suas instituições, das expectativas em relação ao campus de Porto Seguro e da importância de levar em consideração o contexto social, econômico e cultural de Porto Seguro e região, antes de definir os cursos a serem implantados no município.
Durante a audiência também foi validada uma comissão local que intermediará as discussões entre a comunidade e a UFBA (Universidade Federal da Bahia), tutorado campus da UFSB de Porto Seguro. Após os discursos e apresentações, o debate foi aberto aos participantes da audiência, que puderam esclarecer dúvidas e fazer suas considerações.
Outras audiências públicas serão realizadas no município para definir questões como a localização do campus e os cursos que serão disponibilizados em Porto Seguro.