Salvador

HEMÓVEL VAI À UCSAL DE PITUAÇU E RECEBE DOADORES DURANTE TRÊS DIAS

vide
| 03/10/2011 às 20:20

Estudantes, funcionários e frequentadores do campus de Pituaçu da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), poderão exercitar sua solidariedade desta terça (4) a quinta-feira (6), doando sangue. A unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) prossegue seu trabalho itinerante naquele local, funcionando das 8 às 17 horas, com capacidade de atender pelo menos 120 pessoas por dia.


A Hemoba é responsável por abastecer todos os hospitais públicos do Estado com sangue e seus derivados, dentro de uma demanda média diária de 250 bolsas, mas a coleta através dos postos fixos chega a apenas 100 bolsas/dia, aproximadamente. O ônibus adaptado Hemóvel vai aos bairros da capital e cidades do interior com a meta ideal de obter 130 doações/dia, mas o número nunca é alcançado.

Pode doar sangue toda pessoa entre 16 e 67 anos de idade (menores de idade apenas com autorização formal dos pais ou responsáveis), com peso acima de 50 kg e esteja com saúde e sentindo-se bem. No momento da doação é obrigatório apresentar documento oficial com foto. As recomendações médicas são: nunca ir em jejum, repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, evitar fumar por pelo menos duas horas antecedentes e evitar alimentos gordurosos.