Os estados da Bahia e do Rio de Janeiro realizam segunda e terça-feira (03 e 04 de outubro), os seminários Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos.
Focados na Copa do Mundo e nas Olimpíadas - eventos esportivos que o Brasil sediará em 2014 e 2016 - os debates têm o objetivo de apontar estratégias - a serem aplicadas por órgãos públicos e privados, e pela sociedade civil na concepção e estruturação dos jogos - que priorizem o enfrentamento ao racismo e as desigualdades raciais.
Numa solenidade antes do seminário, os estados da Bahia e do Rio de Janeiro assinam um protocolo de intenções com a União, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), visando a implementação de ações conjuntas que assegurem a inclusão da população negra nas atividades decorrentes dos grandes eventos esportivos mundiais.
Em Salvador, o evento acontece no Hotel Pestana - Rua Fonte do Boi, 216 - Rio Vermelho, com participação da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, dos ministros do Esporte, Orlando Silva, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do governador da Bahia, Jaques Wagner
A grande expectativa do seminário gira em torno da participação da ex-prefeita de Atlanta, Shirley Franklin, cujo mandato tem como destaque as Olimpíadas de 1996, quando assumiu a vice-presidência sênior para Relações Externas do Comitê Olímpico.
O estado norte-americano tornou-se referência para o tema, por adotar diversas medidas pela inclusão da população negra nos empreendimentos gerados pelo evento esportivo, oficialmente Jogos da XXVI Olimpíada, que marcaram os 100 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. A ideia é compartilhar com gestores brasileiros a experiência exitosa de Atlanta, que implementou as ações sob a coordenação de lideranças negras locais.