Em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, a prefeitura de Lauro de Freitas realizou evento no Clube da Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, nesta quarta-feira (28), com oficinas, palestras e apresentações culturais.
"Lauro de Freitas é exemplo de inclusão das pessoas com deficiência e deve ser seguidos por outros municípios" - destacou Alexandre Baroni, superintendente de Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Justiça do Estado da Bahia.
O grupo Informarte, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasci), abriu o evento com a peça "Respeito é bom e eu gosto". A palestrante Alessandra Fucs, coordenadora da Escola Esplendor, que se dedica à educação especial, salientou que o município vai ser o primeiro na Bahia a implantar o Plano Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência. A diretora da Apadalf, Marisa Gonçalves, agradeceu a prefeitura pela parceria: "Ações como esta dão exemplo e devem continuar acontecendo".
Para a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Wedja Calista, a iniciativa demonstra o avanço do município no desenvolvimento de políticas para pessoas com deficiência: "Esta não é uma ação isolada. Lauro de Freitas caminha de fato para concretizar o processo de inclusão sócio-educacional destas pessoas".
O evento foi promovido pelas secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Trânsito e Transporte, Infraestrutura, Cultura, Políticas para Mulheres, Governo, em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência de Lauro de Freitas (Aspedelf), Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Lauro de Freitas (Apadalf) e a Associação de Síndrome de Rett. Esta foi a terceira edição e contou com participação de aproximadamente 300 pessoas.