Durante a Celebração em Ação de Graças pelos 253 anos de emancipação política de Camaçari, o prefeito Luiz Caetano apresentou à população a bandeira do Município benzida pelo Papa Bento XVI, em Roma, no mês de agosto. A cerimônia religiosa foi realizada na noite de terça-feira (27/09), na Catedral São Thomaz de Cantuária, na praça Desembargador Montenegro, no centro da cidade.
Para o prefeito, este é um momento de festa, alegria e também de agradecer pelas inúmeras conquistas alcançadas pelo Município nos últimos setes anos.
Fiéis de vários cantos do Município prestigiaram a Celebração realizada pela primeira vez no Município na condição de Diocese. A cerimônia religiosa contou com a presença do bispo Dom João Carlos Petrini, que fez a homilia (preleção), e do vigário geral, Padre Osmar Junior, que presidiu a celebração.
Este ano, a Diocese optou por fazer o Te Deum - um canto de agradecimento- ao invés de uma missa, como aconteceu em anos anteriores. Todos os hinos foram cantados pelo Coral Diocesano que deu um brilho especial ao evento.
Durante explanação, Dom Petrini se referiu a Camaçari como uma terra abençoada, de oportunidades e de esperança. "Aqui, a arquitetura divina e a arquitetura humana se entrelaçam", definiu o bispo ao acrescentar que "Deus habita nesta cidade".
A celebração marcou ainda o início dos festejos em homenagem ao padroeiro da Cidade, São Thomaz de Cantuária, comemorado no dia 7 de janeiro. Na ocasião, um livro de ouro, feito para levantar fundos para a realização da festa, foi assinado pelo prefeito Luiz Caetano, pelo bispo da Diocese, Dom João Carlos Petrini, o vigário geral, Osmar Junior, e pela primeira dama do Município, a deputada Estadual, Luiza Maia.
A celebração em Ação de Graças pelos 253 anos de Camaçari, encerrada com o Hino do Município, foi acompanhada pelos secretários da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, de Governo, Francisco Franco, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elísio (PT do B) e pelo vereador Dilson Magalhães (PSC). O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari, o tenente coronel Demósthenes Luiz Pereira, também marcou presença no evento.