O Centro Social Urbano (CSU) do Nordeste de Amaralina, em Salvador, vai ganhar nesta terça-feira, 27, um Centro de Cidadania Digital. A iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) visa garantir cursos de iniciação à informática para os jovens carentes da região. O CSU é uma das três Bases Comunitárias de Segurança que serão inauguradas pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Paulo Câmera, essa iniciativa do Governo do Estado vai garantir o acesso da comunidade do Nordeste de Amaralina a cursos gratuitos de qualificação profissional. "É uma ação que renderá frutos no futuro, quando esses jovens ingressarem no mercado de trabalho", afirma o secretário, lembrando que outro CDC foi inaugurado no bairro do Calabar, onde também existe uma Base Comunitária de Segurança.
Cada CDC é composto por um servidor e 10 computadores com diversos softwares livres conectados à internet banda larga. Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o Programa Cidadania Digital está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital.
Cursos de capacitação e outras atividades são desenvolvidas em parceria com as comunidades para potencializar os benefícios trazidos pela tecnologia da informação. Os CDCs permitem ainda a emissão de documentos pessoais e se tornam ponto da Ouvidoria do Estado, além de outros serviços públicos on-line.