A I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres vai começar nesta quarta-feira (28), às 7 horas, na Fundação Senhor dos Passos, localizada na rua Ederaldo Alves Costa, 171, Baraúnas. Baseados no tema "Autonomia e Igualdade para as mulheres", a sociedade civil e o poder público vão deliberar diretrizes e prioridades que serão levadas para as etapas territorial, estadual e nacional da conferência.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ). Inicialmente será realizada uma conferência magna com a mestra de Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Valdecir Nascimento.
Em seguida será feito um panorama atual das políticas públicas para as mulheres e orientações para os grupos temáticos. Às atividades retornam às 13 horas com seis grupos de trabalho sobre Relações étnico raciais; Saúde das mulheres, Direitos sexuais e direitos reprodutivos; Educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica e não lesbofóbica.
Os outros três grupos de trabalho vão tratar sobre Cultura, comunicação e mídias igualitárias, democráticas e não discriminatórias; Autonomia, participação política e poder; e Prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contras as mulheres.
Para finalizar o evento serão apresentadas e aprovadas as propostas sugeridas, e eleitas as delegadas para a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. A conferência será encerrada com uma apresentação cultural.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, o evento é uma oportunidade para conscientizar o município sobre a importância das mulheres junto às políticas públicas. "É a chance que temos de dirimir muitas dúvidas com psicólogos e assistentes sociais. As mulheres estão resgatando sua auto-estima e são tão capazes quanto os homens", destaca Gerusa Sampaio.